Qual a desvantagem de usar a nuvem?

Perguntado por: emello2 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Apesar de ser um dos métodos de computação mais utilizados atualmente, o uso das nuvens ainda causa preocupação, principalmente no quesito segurança. Isso ocorre porque seus dados não estão restritos a um hardware que você sabe onde está e o que está sendo feito com isso.

O tempo de inatividade é talvez a maior desvantagem da computação em nuvem. Não estamos falando sobre o tempo de inatividade do servidor, mas sim de seu acesso à Internet caindo. Enquanto não houver acesso à Internet, você não poderá fazer nada com a nuvem.

A nuvem permite total visibilidade e controle sobre seus dados. Você pode decidir facilmente quais usuários têm qual nível de acesso a quais dados. Isso lhe dá controle, mas também simplifica o trabalho, pois a equipe saberá facilmente quais documentos são atribuídos a eles. Também aumentará e facilitará a colaboração.

DESVANTAGENS: Apesar de estar no roadmap a correção a estes problemas, atualmente o Onedrive não suporta ficheiros com alguns carateres especiais (p. ex. % e #) e também não é possível importar ficheiros com nomes com mais de 256 carateres de comprimento. Tem também um limite de 20.000 documentos.

O armazenamento na nuvem é seguro? Sim! Todo e qualquer dispositivo eletrônico é passível de sofrer algum tipo perda ou sinistro. No caso dessa tecnologia, entretanto, os arquivos não dependem de um hardware específico, podendo ser acessados por meio de qualquer dispositivo, desde que tenha acesso à internet.

Segurança de nuvem é um termo amplo que engloba a tecnologia e as práticas recomendadas criadas para proteger os dados e as informações em uma arquitetura de nuvem. Ela garante a privacidade, segurança e conformidade dos dados armazenados na nuvem.

Quando uma nuvem carregada passa sobre o pára-raios, na extremidade superior deste aparece uma carga elétrica intensa, fazendo com que elétrons das moléculas do ar sejam arrancados; imediatamente, as cargas elétricas fluem entre a nuvem (que se descarrega) e o pára-raios.

O que é o Google Drive? Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem oferecido pelo Google, disponível em planos gratuitos e de assinatura. Ele permite que os usuários enviem e armazenem os arquivos na plataforma, podendo acessá-los de qualquer lugar e dispositivo. Para isso, basta ter acesso à internet.

O Google Drive cobra valores mensais pelo espaço que disponibiliza, mas o acesso pode ser ilimitado. Já o OneDrive faz a cobrança por usuário ativo, o que pode sair mais caro ou barato, dependendo do tamanho da organização.

Google Drive é o serviço de armazenamento na nuvem do Google, oferecido tanto em modalidade gratuita como em planos por assinatura. Assim como seus rivais, o Drive permite que o usuário faça upload e armazene arquivos, podendo acessá-los de qualquer lugar, desde que tenha acesso à Internet.

Melhores serviços de armazenamento de arquivos na nuvem

  • Amazon Cloud Drive. 1.712 acessos. ...
  • Box Drive. 7.013 downloads. ...
  • Dropbox. 73.156 downloads. ...
  • Google Drive. 117.703 downloads. ...
  • iCloud. 58.711 downloads. ...
  • OneDrive. 40.304 downloads. ...
  • pCloud. 1.780 acessos. ...
  • SendSpace. 17.554 downloads.

Embora seja muito fácil acessar os arquivos em nuvem, o sistema muito seguro. Isso porque o acesso é restrito, controlado através de senhas. Sendo assim, é preciso autorizar quem terá acesso a todas as informações guardadas na nuvem.

Como garantir a segurança no armazenamento de dados em nuvem?

  1. Firewalls avançados. ...
  2. Detecção de intrusão. ...
  3. Registro de eventos. ...
  4. Criptografia de dados. ...
  5. Segurança física. ...
  6. Chegada da LGPD e a impossibilidade de correr riscos. ...
  7. Risco de segurança estando com a estrutura on-premises.

Apesar de muito segura, a nuvem pode sim apresentar falhas de suporte, infra-estrutura ou processos, afinal, nada é 100% estável. Podem ocorrer problemas no sistema, no hardware, falha de energia-elétrica, queda da rede, contaminação por vírus, entre outros.

As 6 principais ameaças na computação na nuvem e como mitigá-las

  1. 1 – Vazamento de dados – Roubo de dados e perda de dados. ...
  2. 2 – Configurações incorretas. ...
  3. 3 – Ameaças internas. ...
  4. 4 – Sequestro de contas. ...
  5. 5 – Ataques de negação de serviço (DoS) ...
  6. 6 – Malware.

Os três estados de dados são dados em repouso, dados em movimento e em uso. Os dados podem mudar de estado com rapidez e frequência ou podem permanecer em um único estado durante todo o ciclo de vida de um computador.

radiação infravermelha

As nuvens, assim como o vapor d'água e o , são bons absorvedores de radiação infravermelha (terrestre) e tem papel importante em manter a superfície da Terra aquecida, especialmente à noite.

Nuvens noctilucentes, ou nevoeiro noctilúcio, são fenómenos luminosos raros, em forma de nuvem, que ocorrem na alta atmosfera da Terra. Eles consistem em cristais de gelo e só são visíveis durante o crepúsculo astronômico. Noctilucente significa aproximadamente "noite brilhante" em latim.