Qual a diferença da luz de LED branco frio e branco quente?

Perguntado por: izaganelli8 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Cores quentes são amareladas e passam uma sensação de conforto, as cores neutras são mais amenas e as cores frias são mais fortes e claras, muito utilizadas em ambiente corporativo.

R: Branco frio é a temperatura de varia entre 6000k a 6500 (kelvin), denominada Luz do Dia (day light). Indicamos este tipo de luz, para ambientes onde são realizados trabalhos manuais que requerem maior atenção, tais como: Cozinha, Banheiro, Escritório, Consultório e Comércio em Geral.

Efeitos do uso da luz fria e quente
No mais ela é ideal para a sala de estar, de jantar, corredores e quartos. Já a luz branca deve, de preferência, ficar restrita a ambientes comerciais. Se quiser um efeito semelhante mas não tão “duro”, opte pela luz neutra.

Luz branca quente (luz amarela)
Como pode ajudar a criar um ambiente mais sociável e intimista, ela é indicada para quartos, salas de estar e qualquer outro cômodo reservado para o relaxamento ou lazer.

Quando usar luz branca
A luz branca, também conhecida como luz fria, é ideal para áreas de trabalho, porque é estimulante e aumenta o foco. Isso quer dizer que, em ambientes como lavanderia, cozinha e banheiro, onde você precisa ver melhor as coisas, a aposta na luz branca é certeira.

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia. Não ficam quentes quando são utilizadas.

A luz branca quente, ao contrário do que se pode pensar, não significa que a iluminação esquentará o seu ambiente — aliás, nenhum produto de iluminação LED faz isso. Na verdade, esse é o nome dado à luz emitida entre 2.700K a 3.500K, que reproduz um tom amarelado, semelhante aos raios solares no momento do pôr-do-sol.

Crescemos escutando que a luz branca economiza e a luz amarela consome mais energia; a luz branca ilumina muito mais e a amarela esquenta. Isso é um mito. Isso acontecia porque antigamente a gente tinha dois tipos de lâmpadas, a fluorescente (fria) e a incandescente (quente), que realmente existia diferença de consumo.

O branco quente proporciona mais relaxamento aos usuários do ambiente, porque produz menos lúmens do que o branco frio. Tal tom é adequado para quartos, salas de jantar e estar, bem como para camarins e espelhos, já que o branco quente mantém as cores mais naturais.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. - Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

A mistura cai bem. Mas atenção: apesar dos termos “luz quente” e “luz fria”, ambas têm a mesma temperatura e não influenciam no ambiente. Elas também não têm diferença no consumo de energia.

Prefira luz indireta
Com isso, a iluminação é mais suave, intimista e confortável visualmente. A luz indireta aumenta a sensação de um refúgio particular. Ela é excelente para despertar sensações, uma vez que o jogo de sombras cria um clima mais intimista.

A luz amarelada (quente) que faz parte da maioria dos ambientes das casas não é adequada para suas selfies. Não que você precise ir no banheiro ou na lavanderia para fazer suas fotos, mas prefira a luz LED ou eletrônica branca (fria), mais próxima da luz solar.

Onde usar a luz fria?

  1. Cozinha;
  2. Escritórios (luminárias de mesa, principalmente);
  3. Áreas de serviço;
  4. Banheiros;
  5. Sala de reuniões;
  6. Espaços para gravação de vídeos.

Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

Descubra as melhores marcas de lâmpadas de LED

  • Philips 10W.
  • Ourolux 7W.
  • Ford 8W.
  • NKS 11W.
  • Avant 7W.

As lâmpadas quentes são aconselhadas para lugares nos quais você quer ter conforto e relaxamento. Por isso, aposte nelas na sala de estar e nos quartos. Já as lâmpadas brancas neutras e frias são aconselhadas para lugares onde você faz trabalhos minuciosos, como o escritório e a cozinha.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.