Qual a diferença da pele morena para pele negra?

Perguntado por: uornelas . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Pele morena moderada – queima (pouco) – sempre bronzeia – sensibilidade normal ao Sol; Pele morena escura – queima (raramente) – sempre bronzeia – pouco sensível ao sol; Pele negra – queima (raramente) – totalmente pigmentada – minimamente sensível ao sol.

A pele negra possui maior concentração de melanina, proteína que dá cor e protege contra os raios solares. Como nesse tipo de pele o pigmento é amarronzado, diante de qualquer processo inflamatório ou irritativo – como acne, foliculite, alergia, melasma, picada de mosquito e etc – ela tende a escurecer ainda mais.

Todas as peles negras são de algum tipo de tom marrom, variando de um marrom-dourado a um marrom-azulado muito escuro. As peles mais escuras contêm um fundo avermelhado, esverdeado ou azulado.

Geralmente refere-se à pele de cor marrom (castanha) clara ou moderada, amarronzada ou bronzeada, e é frequentemente descrita como tendo tons amarelados, esverdeados ou dourados.

Segure um pedaço de papel branco na altura do rosto.
Sua pele pode parecer amarelada, arroxeada, azulada ou rosada. Ela pode, inclusive, parecer acinzentada, sem cor. Se a pele parece amarelada ou pálida perto do papel branco, seu subtom é quente. Se a pele parece rosada ou avermelhada, seu subtom é frio.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

Qual é seu fototipo de pele?

  • Fototipo 1: extremamente branca. Caracteriza-se por uma pele clara e, não raro, com sardas. ...
  • Fototipo 2: branca. Neste caso é também uma pele clara, porém levemente mais escura que o primeiro. ...
  • Fototipo 3: morena clara. ...
  • Fototipo 4: média. ...
  • Fototipo 5: morena escura. ...
  • Fototipo 6: negra.

De acordo com o guia de moda Jean Patton (direcionado para mulheres negras) existem 38 tons diferentes de pele negra, classificados em 6 grupos básicos.

Qual é o diferencial da pele negra? Segundo Dra. Katleen, a pele negra possui um nível alto de melanina, o que promove uma proteção natural ao sol. Além disso, possui mais colágeno que as outras cútis, deixando-a mais elástica e resistente aos efeitos do tempo, como rugas e linhas de expressão.

Segundo o Censo de 2007, a escala de cores da pele dos brasileiro tem 144 tonalidades diferentes. Há 200 anos, a cor negra era a característica de 54% da população. Hoje, a proporção é de apenas 6%, enquanto que a metade dos brasileiros tem o que se pode chamar de uma cor mista.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

Pele negra tem melanossomas grandes, não-agregados,1,10-12 com número aumentado na camada basal 1,13 e distribuídos por todas as camadas da epiderme. Pele branca tem melanossomas pequenos e agregados,1,10-12 alguns nas camadas basal e malpighiana, estando ausentes nas camadas superiores da epiderme.

Por que existem diferentes tons de pele? As diferentes colorações da pele das pessoas é resultado das variações dos melanossomas, as vesículas que carregam a melanina até a camada mais superficial da pele. O tom da pele vai variar conforme o número, o tamanho e a distribuição dessas vesículas na nossa epiderme.

A pele morena tem uma grande variação de tonalidades e quando exposta ao som bronzeia com muita facilidade. Além disso, esse tom combina com praticamente todas as cores de roupa. O que usar: aposte no verde, no roxo, no laranja, no azul, no amarelo, no vermelho, nos tons claros, escuros e pastéis.

Acredita-se que a evolução da pele escura tenha começado há cerca de 1,2 milhão de anos, em espécies de hominídeos de pele clara após passarem da floresta equatorial para a ensolarada savanas.