Qual a diferença de biometria e impressão digital?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A impressão digital é o tipo de biometria mais usado. Esse método capta marcas que existem nas falanges dos dedos por meio de sensor óptico, ultrassom ou medição de calor. Os estudos comprovam que os desenhos das linhas existentes na ponta dos dedos são exclusivos de cada pessoa — a chamada impressão digital.

Alguns dos tipos de biometria mais utilizados são listados abaixo:

  • - Impressão digital. ...
  • - Geometria da mão. ...
  • - Reconhecimento de assinatura. ...
  • - Reconhecimento de íris. ...
  • - Reconhecimento de retina. ...
  • - Reconhecimento de voz.

A biometria facial está entre os métodos de autenticação mais seguros do mercado, uma vez que as características do rosto são únicas e dificilmente mudam ao longo do tempo (exceto em casos de alterações como intervenções estéticas).

As impressões digitais são fatores únicos que realmente possibilitam a diferenciação dos seres humanos. Elas possuem seu início de formação ainda no período de gestação, e os desenhos são tão únicos que digitais de pessoas diferentes nunca serão iguais.

Para ativar o sistema no Android, vá em "Configurações" e toque em "Biometria e Senha". Em alguns aparelhos, a opção pode estar em "Tela de Bloqueio e Segurança". Ao abrir a opção, estarão listadas todas as formas de biometria do telefone. Vá em "ID de impressão digital".

O leitor biométrico é uma forma segura e rápida de desbloquear o smartphone. Quando a novidade começou a aparecer nos telefones, costumava funcionar no botão Home, que vinha na parte frontal.

A biometria é uma tecnologia de identificação de usuários por meio de características físicas únicas, como impressões digitais, íris, voz, rosto, entre outras.

Vá para Configurações > Segurança e localização. Toque em Impressão digital e insira seu desenho, PIN ou senha para verificar sua identidade. Toque em Adicionar impressão digital. Utilize o sensor de impressão digital para buscar outra impressão digital.

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança para a identificação do eleitor no momento da votação.

Principais vantagens na aplicação da biometria
É possível associar um indivíduo específico (ao contrário de uma senha, que pode ser usada por alguém não autorizado), Sua comodidade, uma vez que não é necessário lembrá-la ou ter uma, Sua segurança, uma vez que é altamente resistente às fraudes.

A impressão digital é uma característica interessante para a identificação biométrica, pois, não sofre alterações naturais significativas no decorrer da vida de uma pessoa, além de ser distinta até mesmo entre gêmeos idênticos. Suas formas de aquisição, por meio de sensores ou datilograma, também são pouco invasivas.

Sua principal desvantagem é a maior possibilidade de fraudes, a maioria dos sistemas de reconhecimento por impressão digital não observam se o dedo é um protótipo sintético com as impressões de uma pessoa registrada. As impressões podem ser pegas de modo fácil em copos por exemplo.

Oleosidade do dedo
Nesse caso uma prática que apresenta bons resultados é passar o dedo sobre a testa ou sobre o nariz, fazendo com que seja transferida ao dedo uma certa oleosidade, o que melhora consideravelmente a qualidade da imagem gerada para a identificação da impressão digital.

Biometria: mais eficácia na autenticação de usuários
O login e a senha do usuário podem ser descobertos ou roubados, porém, é impossível fraudar a identidade quando o acesso é controlado por meio de biometria – a autenticação biométrica funciona como uma barreira de proteção contra crimes cibernéticos.

Os 4 tipos (Arco, Presilha Interna, Presilha Externa e Verticilo) servem para classificar as impressões digitais.

Na impressão digital é utilizada uma forma de impressão, diferente da flexografia, da impressão offset e da rotogravura. Elas usam a chapa, o cliché e o cilindro como forma de impressão.

Na impressão digital, a tinta é aplicada sobre o papel, enquanto na impressão offset ela penetra no substrato. Sendo assim, as impressões digitais aparentam ter mais saturação, se considerado o mesmo substrato, sem enobrecimentos.

O PIN de 4 dígitos é com certeza mais seguro que o padrão de desbloqueio, mas não muito mais.

As 30 senhas padrão mais usadas no mundo incluem 1234, 12345, 123456, 1234567, 12345678, 123456789, 1234567890 e password1. Em uma análise de senhas padrão mais utilizadas no Brasil e no mundo em 2021, concluiu-se que a senha 1234 foi a mais utilizada, sendo a escolhida por 10% dos usuários.