Qual a diferença de dipirona e Lisador?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Lisador Dip é um medicamento a base de dipirona monoidratada. É indicado como analgésico (para todo tipo de dor, inclusive as mais fortes) e antitérmico para febre). O tempo médio de início de ação: 30 a 60 minutos após a administração e o efeito geralmente dura aproximadamente 4 horas.

Termopirona 1g, blíster com 4 comprimidos.

O que é: Lisador é uma associação de três substâncias: dipirona, cloridrato de prometazina e cloridrato de adifenina. Atua reduzindo a dor, cólicas (ação relaxante) e febre. Sua ação tem início a partir de 20 a 30 minutos e seu efeito analgésico perdura de 4 a 6 horas após a administração.

Este medicamento é contraindicado para pacientes que apresentam problemas renais, problemas no coração, nos vasos sanguíneos, no fígado e problemas específicos no sangue tais como agranulocitopenia (diminuição dos glóbulos brancos) e deficiência genética da enzima glicose-6-fosfato-desidrogenase.

Dipirona Sódica Nova Química 500mg, blíster com 10 comprimidos.

Lisador, para o que é indicado e para o que serve? Lisador® é indicado para o tratamento de manifestações dolorosas em geral; como antipirético (estados febris); nas dores em geral como cólicas do trato gastrintestinal, cólicas nos rins e fígado; dores de cabeça, dores musculares, articulares e pós-operatórias.

É um fármaco antigo, usado desde 1922 na medicina, mas proibido em diversos países. Isto acontece em virtude de um trabalho datado de 1970 que mostrou uma porcentagem de risco de agranulocitose, uma anemia associada a baixa de células imunes, por uso de dipirona.

Dipirona e Novalgina são a mesma coisa? Sim. A “dipirona” é o nome do princípio ativo do medicamento e “Novalgina®” é o nome comercial. Outras empresas fabricam a dipirona e utilizam outros nomes comerciais ou, no caso de ser um medicamento genérico, utiliza-se o nome do princípio ativo como nome.

O paracetamol é bastante usado quando o paciente apresenta dor ou febre.

  • paracetamol. Tylenol.
  • nimesulida. Arflex, nisulid.
  • meloxicam. Melocox, bioflac.

Os analgésicos e relaxantes musculares (como Dorflex®, Tandrilax® e lisadores) também são utilizados indevidamente para induzir o sono. O uso abusivo de analgésicos pode ter consequências que podem levar à dependência.

A dipirona também começa a fazer efeito em média 30 minutos após a administração oral, atingindo a maior concentração plasmática em 2 horas. Além disso, o efeito no manejo da dor dura entre 4 a 6 horas, sendo posteriormente expelida pela urina.

A dipirona só deve ser utilizada sob cuidadoso monitoramento hemodinâmico em pacientes nos quais a diminuição da pressão sanguínea deve ser evitada, tais como pacientes com doença cardíaca coronariana grave (doença grave no coração) ou obstrução dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro.

Utilização diária desse tipo de remédio pode provocar problemas renais e até acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e disfarçar sintomas de doenças mais graves.

Precauções e Advertências de Lisador
Este medicamento não é de uso contínuo. Longos períodos de uso deste medicamento, somente através de orientação médica. Pacientes com presença de úlcera gastroduodenal não devem fazer uso deste medicamento.

Adultos e adolescentes acima de 15 anos. ½ a 1 comprimido até 4 vezes ao dia. Se o efeito de uma única dose for insuficiente ou após o efeito analgésico ter diminuído, a dose pode ser repetida respeitando-se o modo de usar e a dose máxima diária, conforme descrito acima.

Reações alérgicas: choque anafilático (urticária/coceira, inchaço dos lábios e olhos, congestão nasal, tontura, dificuldade de respirar); Reações gástricas: náuseas, vômitos, diarreia, dor de garganta, inflamação da boca, dificuldades de engolir, mal-estar e calafrios.

Lisador 16 Comprimidos

  • Analgésico e antitérmico;
  • 1G;
  • Comprimido;
  • Uso oral, uso adulto e pediátrico acima de 5 anos;
  • Cosmed;
  • Embalagem contendo 16 comprimidos.

Não. A mistura dessas duas substâncias aumenta o efeito sedativo. Assim, podendo causar desequilíbrio, tonturas, sonolência e dificuldade de concentração. Portanto, o uso dessas duas substâncias juntas deve ser evitado.