Qual a diferença de fibrina e esfacelo?

Perguntado por: ndiniz7 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

A fibrina mantém a crosta aderida à ferida até que uma nova camada de pele apareça. Enquanto que, o tecido esfacelado é uma mistura de tecido morto e é considerado prejudicial ao processo de cicatrização. Esta substância pode apresentar-se como depósitos amarelos, cinzentos ou acastanhados.

Esfacelo (tecido inviável): é um tecido suave, úmido e não vascularizado. Pode ser branco, amarelo, marrom acastanhado ou verde e estar solto ou aderido (Figura 6).

Feridas fibrinosas húmidas
Os tecidos fibrinosos têm de ser removidos. Estas feridas podem conter exsudados que têm de ser controlados.

Curatec Hidrogel com AGE é um gel estéril com AGE, que permite finalizar desbridamento autolítico (esfacelo úmido) e iniciar mais rapidamente a granulação. Mantém o ambiente úmido ideal para desbridamento e cicatrização sem dor.

O Alginato em fita ou placa é mais indicado quando se deseja controlar o exsudato. O desbridamento enzimático atua com a ação da enzima (mais comuns a Colagenase clostridiopeptidase, bromalina e papaína) quebrando as fibras de colágeno que unem o tecido necrosado ou esfacelado ao leito da ferida(3).

Limpeza local adequada e uso de pomadas aceleram a recuperação. Normalmente tem boa evolução e caso não haja melhora, cujos sinais serão vermelhidão, dor e saída frequente de secreção, deverá ser avaliado para limpeza cirúrgica.

Qual o melhor medicamento para tirar fibrina de feridas? Olá . A colagenase é uma opção mas os curativos devem ter supervisão médica ou de enfermagem .

Em áreas com fibrina ou necrose superficial circunscrita, o desbridamento químico pode ser suficiente para limpar a ferida e possibilitar a re-epitelização. Quando não se evidencia necrose, mas há infecção ou em regiões passíveis de contaminação, a pomada com sulfadiazina de prata costuma ser uma boa indicação9.

A presença de tecido necrótico, detritos celulares, exsudato e outros resíduos podem atrasar o processo de cicatrização da ferida, uma vez que promovem a proliferação bacteriana e causam inflamação crónica do tecido recém-formado.

Esfacelo (necrose de liquefação): é descrito como uma membrana fibrosa, composta pelo conjunto de células mortas acumuladas no exsudato. Pode ter presença de bactérias e leucócitos, com aparência de tecido fibrinoso, que se adere ao leito da ferida.

A reintrodução de umidade, seja pelas coberturas ou formação de edema e, ainda, aumento de exsudato inflamatório, levará o tecido necrótico a mudar da tonalidade de marrom a amarelo (Fig 3). Em seguida o tecido se desfaz, formando esfacelo, um tecido de característica fibroso e úmido que adere ao leito da ferida.

Fibrinase (fibrinolisina, desoxirribonuclease e cloranfenicol) pomada é indicada no tratamento de lesões cutâneas infectadas (lesões na pele com infecção) tais como queimaduras, úlceras (lesões superficiais da pele) e feridas. FIBRINASE COM CLORANFENICOL 666U + 1U + 10MG + 1000MG É UM MEDICAMENTO.

A fibrina é uma proteína que atua como uma primeira resposta sempre que seu corpo está ferido, com o fim de desempenhar um papel importante no processo de coagulação do sangue.

A ferida apresenta uma coloração amarela e vermelha devido à presença de fibrina e de tecido de granulação vermelho de formação recente.

O modo de uso do produto precisa ser seguido conforme orientação do médico ou enfermeiro, o produto deve ser aplicado na feriada após a limpeza da pele e não pode ultrapassar o intervalo de 3 dias.

Dersani Hidrogel é indicado para a cicatrização de feridas secas, periféricas ou profundas, com ou sem infecção, com necrose ou esfacelo, causadas por: úlceras venosas, arteriais e por pressão, queimaduras de primeiro grau e de segundo grau de pequena extensão com perda parcial ou total de tecidos e áreas pós-trauma.