Qual a diferença de um músico e um levita?

Perguntado por: uapolinario5 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Os músicos faziam parte da equipe dos levitas, mas os levitas eram como o ministério de socorros hoje (porteiros, escrivães, tesoureiros, músicos e etc).

Criou-se no meio evangélico, sobretudo pentecostal e neopentecostal, o hábito de referir-se à cantores da igreja como “levitas do Senhor”. Não poucos cartazes espalhados por aí anunciam os cantores convidados como “levitas”. Mas afinal, o que é um levita?

Os músicos eram agrupados em várias categorias, de acordo com as suas especialidades: Asafe foi nomeado chefe dos músicos (16:5); Hemã era o responsável pelos que tocavam trombetas (16:42); Quenanias era o supervisor dos cantores” (15:22).

LEVITAS: Grupo de pessoas (tribo de Levi) separados para a) levar a arca da Aliança do Senhor, para b) estar diante do Senhor para o servir e abençoar em seu nome (no nome do Senhor) até o dia de hoje (Deu 10:8). O levitas são aqueles designados para servir na casa do Senhor.

Há levitas hoje? Atualmente, entre os judeus ainda há descendentes de Levi. Todo o Judeu que tem de sobrenome Levi pertencem a esta tribo. Mas os levitas já não podem realizar todas as funções descritas no Antigo Testamento porque o templo foi destruído em 70 d.C.

Os levitas eram descendentes de Levi, o terceiro filho de Jacó com Lia. Levi foi um homem violento mas seus descendentes se tornaram uma grande tribo. Durante a escravatura dos israelitas no Egito, nasceram os levitas mais famosos de Israel: Moisés e seus irmãos Arão e Miriã.

Derivado do hebraico "lewi" que significa atar ou unir. Relativo a Levi, membro da tribo de Judá, a quem foi confiado a guarda do tabernáculo de Deus quando da partida em direção à terra prometida.

Um músico cristão deveria aprender a sustentar com clareza os acordes, a manter a pulsação e a usar de criatividade apenas em momentos bem precisos. A música na Igreja deve edificar e cumprirá este papel quando o equilíbrio emocional for atendido com amor fraterno e entendimento.

Pois Deus é o rei de toda a terra; cantem louvores com harmonia e arte. Davi também ordenou aos líderes dos levitas que encarregassem os músicos que havia entre eles de cantar músicas alegres, acompanhados por instrumentos musicais: liras, harpas e címbalos sonoros.

Os músicos têm um papel importante na liderança de louvor na igreja. Eles não estão lá apenas para tocar as músicas, mas também para liderar a congregação em adoração. Eles devem estar atentos ao Espírito Santo e ser sensíveis à direção Dele durante o culto.

Muitas vezes, os ministros de louvor e músicos evangélicos são chamados de “levitas”. Tal costume não é muito antigo, mas parece que já está se tornando tradição. No Novo Testamento não temos referência a ministros de louvor nem a instrumentistas na igreja.

Também costumamos chamar de músicos aqueles que são capazes de escrever, compor, executar e interpretar uma obra. Ou seja, o indivíduo que faz o “trabalho completo”.

Toda pessoa que se envolve no ambiente do culto, com mão de obra voluntária, pode sim ser chamado de levita. No sentido literal, tinha como objetivo que o culto fosse brilhantemente celebrado”. Amaury comenta que os descendentes de Levi possuíam funções específicas, como mostra Nm. 4.

Os levitas são os sacerdotes de Israel. Esse papel começou com Aarão e seus quatro filhos, enquanto o povo andava pelo deserto. Em seguida a função sacerdotal, visto que eles eram dessa tribo, passou aos levitas.

Aqueles jovens sobreviveram a tudo isso, porque o louvor arrebenta todas as portas e traz toda a libertação que o coração precisa. Em meio às chamas, tempestades, tribulações, provações e situações difíceis que passamos nesta vida, não deixemos de louvar, engrandecer e cantar hinos ao Senhor Nosso Deus!

Então Davi disse: "Somente os levitas poderão carregar a arca de Deus, pois o Senhor os escolheu para transportarem a arca do Senhor e para ficarem sempre ao seu serviço". Davi reuniu todo o Israel em Jerusalém para levar a arca do Senhor para o lugar que ele lhe havia preparado.

O que importa para nós é o fato de que o grupo possuía ligações com a fé em 'el, numa configuração que poderia ser chamada de pré-javista. Talvez, por esse forte elemento de tradição, ainda no período nômade e seminômade, a tribo de Levi tenha se soerguido em vocação sacerdotal e abraçado a fé em Javé.

Quando um levita era enviado à outras cidades, dentro de Israel, para ministrar em nome do Senhor, como também os levitas que ali assistiam perante Deus, porção igual à deles teriam para comer, além do seu patrimônio. [...] O sustento dos sacerdotes era fruto do dízimo de todos os habitantes de Israel.