Qual a diferença do dourado para o amarelo?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

O dourado é um tom de amarelo metalizado. Por essa razão acaba carregando consigo muito dos significados da cor amarela, mas com um 'q' a mais de refinamento e exuberância. O dourado na decoração transmite status, nobreza, luxo e sofisticação.

O dourado é a cor do ouro. E todos os objetos que carregam esse tom remetem a esse metal precioso. O ouro é a cor do vencedor.

Algumas tipos comuns desse peixe são:

  • Kinguio.
  • Doirada.
  • Dourado peixe do mar.
  • Pirajuba.
  • Dourado (Salminus Maxillosus)

bege

A cor bege se parece com o dourado em alguns aspectos. Conforme sua tonalidade, ela pode se aproximar muito de visuais que abrangem a pigmentação em ouro, mas claro, sem o brilho contido nela. É um tipo de coloração que se adequa em quase todos os ambientes, visto que é básica.

Ouro é a cor da beleza, existem 19 tons de dourado: castanho ouro, louro ouro, ouro antigo e ouro clássico são alguns. O ouro é algo raro e ao mesmo tempo existe no mundo todo.

O amarelo é uma cor-pigmento primária e cor-luz secundária, resultado da sobreposição das cores verde e vermelho. É a cor entre verde e laranja no espectro da luz visível. É evocado pela luz com um comprimento de onda dominante de aproximadamente 570-590 nm.

Vermelho + verde = Amarelo.

O que determina a coloração do ouro são os metais que formam a liga junto com ele. Portanto, o ouro branco acaba sendo mais caro, já que sua composição inclui outro metal nobre, o paládio, além da prata. Em seguida, vem o ouro amarelo, considerando a quilatagem acima de 18k.

Bem, vamos começar esclarecendo uma coisa: o ouro, um elemento natural, é amarelo. Ele e o cobre, que é vermelho, são os únicos metais coloridos da natureza.

Ouro velho é uma cor amarela escura que varia de verde-oliva a amarelo escuro ou marrom. Essa cor é a mais próxima do metal dourado, remetendo a joias de luxo.

Geralmente, são indicados para uso em compromissos formais, onde a intenção é chamar a atenção, como em festas de casamento. Isso também depende muito do seu tom de pele. Quando for escolher a roupa, tenha em mente que o dourado já chama muita atenção, então, não abuse de muitas cores se quiser acertar.

O quê acessórios dourados transmitem? O dourado é uma cor quente, que remete ao luxo e à riqueza. Por isso, os acessórios feitos com esse metal transmitem sensação de sofisticação, glamour e elegância para qualquer visual.

A cor complementar do ouro, que significa seu oposto no círculo cromático, é azul.

A cor dourada combina bem tanto com cores quentes, como o vermelho-bordô, quanto com cores frias e neutras, como bege e off-white, adicionando sofisticação e elegância na comunicação visual.

Basta misturar partes iguais de amarelo e marrom para fazer um dourado mais tradicional, em tom de mostarda. Se a cor ficar bege ou pálida, tente colocar uma gota de vermelho e uma de azul para trazer os subtons à tona.

Uma curiosidade sobre essa liga é que sua verdadeira tonalidade tem reflexos amarelos, parecidos com o ouro champanhe, e a joia precisa ser banhada em ródio para ficar com o acabamento prateado e seu esplendoroso brilho cinza-esbranquiçado.

Após uma batalha de 25 minutos, o pescador britânico Andy Hackett pegou uma carpa colossal, apelidada de “A Cenoura”, que pesava impressionantes 30 quilos.

O ouro branco comercializado em teor 18k é composto por 75% de ouro puro (24k) + 25% prata e paládio. É também a cor mais cara, pois o paládio e o ródio são metais ainda mais nobres que o ouro, super resistentes e com dureza superior se comparados ao ouro e a prata.

Se você quer fazer uma mistura para obter um tom amarelo forte, tipo mostarda, o processo é similar ao do amarelo limão, mas deve-se adicionar a cor preta no lugar da cor branca. Sobre uma base de amarelo primário, adicione pouco a pouco a cor preta (se for gota a gota, melhor!).