Qual a diferença do Pai Filho e Espírito Santo?

Perguntado por: rbarreto . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Compreendemos que esses três membros da Trindade são seres separados e distintos. Por meio do ensinamento deixado por Joseph Smith, sabemos que: “O Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito.

A Santíssima Trindade é o Manancial de todos os outros mistérios da fé, é o Farol que ilumina as realidades divinas e as realidades humanas e, por isso, a nossa fé católica é esta: cremos em Deus, Uno e Trino. “Deus é trino, mas não tríplice.” (Santo Agostinho).

Primeiro, a presença do Espírito Santo é uma realidade na vida de todo aquele que crê. Somos selados pelo Espírito na conversão. Ele passa a fazer parte de nós e nós parte dele quando nos entregamos a Cristo.

O Pai—fonte de tudo, eternamente gracioso. O Filho—Redentor que deixou a glória do céu para salvar suas ovelhas. O Espírito—o consolador que habita em nós e torna vivas as verdades da fé cristã em nossos corações.

Deus é “Pai, Filho e Espírito Santo”. Pode-se dizer “o Pai”, ou “o Filho”, ou “o Espirito Santo”. No entanto, ao se usar termo “Deus” já se está referindo à Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo.

Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.

Os habitantes naturais do estado do Espírito Santo são denominados capixabas (ou espírito-santenses). O gentílico foi dado aos futuros cidadãos do Espírito Santo devido às roças de milho que ficavam na ilha de Vitória.

Pensando assim, o mesmo aconteceria com uma pessoa cheia de uma outra pessoa, ou seja, ser cheio do Espírito Santo é estar sob a influência do Espírito, é estar debaixo da influência do Espírito Santo.

A Santíssima Trindade é a representação do mistério de um só Deus em três pessoas consubstanciais: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai é a maior representação do Amor, o Filho é Jesus Cristo, o Deus que se fez homem e o Espírito Santo é a União do Amor de Pai e Filho, que nos é comunicado e transmitido.

Então a fé é a porta da salvação para quem reconhece que sem o Deus vivo, revelado por Jesus Cristo, não há como superar o peso da culpa, o império do mal, a ameaça da morte e até o medo da própria sobrevivência.

A primeira regra de fé da Igreja declara: “Cremos em Deus , o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo.” Esses três seres compõem a Trindade.

Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Deus, no seu infinito amor, fala da alegria de chorar o choro do arrependimento, o choro pela sede de justiça, pelo desejo de ver estabelecida a paz no mundo e o amor entre os homens.

Em tudo Jesus é movido pelo Espírito Santo. É assim que ele tira as certezas daquilo que quer pregar. Tudo isso Jesus realizou durante a sua vida terrena e mesmo que alguns não se esforçavam por abrir seus corações aos ensinamentos que Ele transmitia, como alguns grupos sectários de Israel.

A Luz de Cristo é a energia, o poder ou a influência divina que provém da presença de Deus por intermédio de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas. A Luz de Cristo influencia as pessoas para o bem e as prepara para que recebam o Santo Espírito. Uma das manifestações da Luz de Cristo é o que chamamos de consciência.

A cruz na testa lembra que o Evangelho deve ser entendido, estudado, conhecido. + A cruz na boca é para livrar das más palavras. A cruz nos lábios lembra que o Evangelho deve ser proclamado, anunciado, missão de todo cristão.

O nome-do-pai não indica apenas a morte da coisa, mas indica a morte de toda significação perdida em nome de uma morte anterior. Nesse sentido, a finalidade da teoria nome-do-pai é mostrar a relação da função de ponto de estofo, e o lugar do Outro, e pensar como o sujeito pode articular essas duas funções.

eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. I baptize thee in the name of the Father, and of the Son, and of the Holy Spirit.

A citada frase quer dizer que Jesus é um com o Pai em sintonia no modo de pensar e de ser dos dois. Isso porque Jesus se aperfeiçoou ou evoluiu muito fazendo sua pessoa entrar nessa sintonia divina.

Deus, o Pai, é o Ser Supremo no qual acreditamos e a quem adoramos. É o supremo Criador, Legislador e Preservador de todas as coisas. Ele é perfeito, Todo-Poderoso e conhece todas as coisas. Ele “tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem” (Doutrina e Convênios 130:22).

Origem do termo Capixaba
Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.