Qual a diferença entre 220 monofásico é 220V bifásico?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

A diferença está apenas na ligação elétrica. Monofásico é composta por 1(um) fio fase + 1(um) fio neutro, já o bifásico é composto por 2(dois) fios fase. Obs.: Em ambos os casos precisa ser instalado o fio de aterramento.

Sim pode, mas recomendo que a ligação seja feita por um profissional.

Bifásico: uma ligação da rede bifásica é feita com três cabos: dois fases e um neutro. Possui tensões máximas de 127 V e 220 V e sua potência vai de 12.000 a 25.000 watts.

A ligação monofásica é muito utilizada em residências. Sua energia é distribuída para as tomadas de uso geral (TUG's), na iluminação e alimentação de equipamentos.

A rede bifásica é utilizada somente na zona rural. A ligação entre o local abastecido pela energia elétrica e o transformador é feita com três fios: duas fases e um neutro.

Já a rede bifásica é ligada por meio de três fios: dois fases e um neutro. Assim, a tensão elétrica pode ser 110V ou 220V, comportando uma potência total de 12.000 a 25.000 watts.

Na hora de mudar a rede monofásica para bifásica, você precisa chamar um técnico eletricista. O profissional vai verificar o sistema elétrico da residência e se a entrada de energia permite o sistema bifásico. Se houver necessidade de alteração, ele vai informar o que deve ser feito.

O sistema bifásico possui como característica a existência de três condutores elétricos sendo entregues ao estabelecimento, dois condutores de fase e um condutor neutro, de forma com que a tensão de fase e linha pode variar entre 127/220V ou 220/380V, dependendo da concessionária de energia.

As vantagens
Uma das vantagens do sistema trifásico é o uso de menos material para entregar mesma potência de um monofásico equivalente, diminuindo as despesas e possibilitando geradores e condutores menores e mais leves.

Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.

Padrão Entrada de Energia Bifásico
Padrão de Energia Bifásico Montado 5 metros R$ 1.240,00 À Vista. Padrão de Energia Bifásico Montado 7 metros R$ 1.380,00 À Vista.

Sistema bifásico
A capacidade de tensões elétricas é de 127 V ou 220 V. Esse tipo de ligação é utilizado apenas em zonas rurais, onde a quantidade de equipamentos elétricos não é tão grande como a das zonas urbanas. Sistemas bifásicos são utilizados para potências de 12000 W até 25000 W.

Monofásico: uma rede monofásica é feita com dois cabos, sendo eles um fase e um neutro. Possui tensão máxima de 127 V e sua potência chega a 8.000 watts.

A ligação da rede bifásica é feita com três fios, dois fases e um neutro. As voltagens são 127V e 220V e consegue atender entre 12.000 e 25.000 Watts de potencia. Esse tipo de distribuição é normalmente instalada em regiões rurais, pois não haverá tanto consumo de energia como nas áreas urbanas.

Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente.