Qual a diferença entre a cobra cascavel e jararaca?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

A coral-verdadeira é a única que não tem. Se tiver essas fossetas e chocalho na cauda, é cascavel. Se tiver fosseta mas não tiver chocalho, é jararaca; a não ser que tenha pele com escamas, como a jaca, sendo nesse caso identificada como picos-de-jaca .

Tem cor castanha, com desenhos geométricos em forma de losangos brancos e negros ao longo do corpo, sendo que o ventre é mais claro. Pode atingir o tamanho de aproximadamente 1,5 metro. Possui fosseta loreal (órgão que detecta calor e a presença de presas).

O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.

Predadores – mamíferos como o quati, o gambá e o mão pelada, além de aves como garças, o gavião carcará e falcões.

De um lado, uma cobra corredeira, conhecida também como corre-campo, bem comum na Caatinga brasileira. De outro, uma cascavel, temida por seu ataque preciso e veneno mortal. O duelo, captado em vídeo e narrado pelo biólogo, mostra a cobra corredeira se aproximando de mansinho da cascavel "juvenil".

A principal razão pela jararaca ser a 4ª cobra mais perigosa do Brasil é pelo seu veneno. Com uma ação proteolítica, o veneno da jararaca causa necrose e inchaço em quem for picado. Ele também pode causar tontura, náusea, vômitos e em alguns casos, a morte por hipovolemia, falência renal e hemorragia intracraniana.

6 dicas para evitar cobras no quintal

  1. Mantenha a grama aparada e livre-se de ervas daninhas que formem um mato alto onde as cobras possam se esconder.
  2. Tape buracos no solo.
  3. Evite o acúmulo de lixo ou entulho.
  4. Se tiver muro, mantenha-o sempre sem buracos ou fendas.
  5. Elimine ratos no seu pátio.
  6. Tenha um gato.

O seu veneno é potente, ataca o sistema nervoso (neuro-tóxico) e pode matar nas primeiras 24 horas, principalmente se a vítima for uma criança. 6 - encaminhar a vítima ao Posto Médico ou Hospital.

Um menino de 2 anos sobreviveu após ser picado duas vezes seguidas por uma cobra cascavel em Jataí, no sudoeste de Goiás. Ele chegou a ficar com parte do corpo dormente, mas agora já se recupera bem. O socorro rápido e os procedimentos corretos da família ajudaram a salvar a vida da criança.

A Crotalus durissus é a única espécie de cascavel encontrada no Brasil, sendo comum nas áreas abertas de todas as regiões brasileiras. Ela prefere lugares abertos, com vegetação rasteira, como campos, áreas de cerrado, caatinga etc.

Veneno da cascavel
Ele destrói as células do sangue das vítimas, causa lesões musculares, afeta os sistemas nervoso e renal. Na peçonha dessa serpente, há uma proteína que causa rápida coagulação, fazendo o sangue da vítima endurecer. O ser humano tem uma proteína parecida, a trombina.

Spilotes pullatus, esse é o nome científico dado à cobra caninana, também conhecida regionalmente como cobra cantagalo. Ela é encontrada em regiões com vegetação, como Mata Atlântica, Cerrado e Floresta Amazônica, mas também pode visitar áreas urbanas.

O que fazer em caso de acidente com serpentes

  1. Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão.
  2. Manter o paciente deitado.
  3. Manter o paciente hidratado.
  4. Procurar o serviço médico mais próximo.
  5. Se possível, levar o animal para identificação.

Chrysopelea paradisi que também é conhecida como cobra voadora, é uma espécie de serpente pouco venenosa que pertence à família Colubridae e ao gênero Chrysopelea, que consiste em um grupo com cinco espécies, com comprimento variado entre 0,6 à 1,2 metro.

Predadores: muçurana (Clelia sp.), gambás, gaviões, cachorro-do-mato e lobo-guará.