Qual a diferença entre a memória RAM e ROM?

Perguntado por: mvarela . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

RAM é a memória volátil que armazena temporariamente os arquivos com os quais você está trabalhando. ROM é a memória não volátil que armazena permanentemente as instruções no seu computador.

Já a memória ROM (Read Only Memory) permite a gravação de dados uma única vez, não sendo possível apagar ou editar nenhuma informação, somente acessar a mesma.

Há, essencialmente, duas categorias de memórias: ROM (Read-Only Memory), que permite apenas a leitura dos dados e não perde informação na ausência de energia; e RAM (Random-Access Memory), que permite ao processador tanto a leitura quanto a gravação de dados e perde informação quando não há alimentação elétrica.

E é a memória interna que, em um smartphone ou até em outros eletrônicos, traz o maior número, atualmente em GB. Enquanto a memória RAM de um smartphone tem alcançado, normalmente, um máximo de 8 GB, a memória interna já atinge números como 256 GB.

A memória ROM (Read-Only Memory) é um tipo de espaço no hardware no qual são gravadas, geralmente, informações definitivas e cruciais para o funcionamento de um dispositivo eletrônico. Se você está mais familiarizado com o mundo tech, saiba que ela é responsável pelo acesso básico à inicialização do hardware.

A sigla RAM vem do inglês “random access memory”, que pode ser traduzindo para “memória de acesso aleatório”. Esse componente é responsável por dar mais agilidade e velocidade no funcionamento geral do sistema. Sem a memória RAM, tarefas como abrir programas e editar arquivos demorariam muito para serem realizadas.

A sigla RAM, em inglês, significa Random Access Memory, ou Memória de Acesso Aleatório. Portanto, a resposta do que é memória RAM do celular se relaciona aos dados contidos nesse componente, acessados de forma aleatória, independentemente de sua localização.

A memória ROM armazena firmwares ou pequenos softwares que funcionam apenas em um hardware específico. A BIOS do computador, por exemplo, é uma memória ROM, pois ela é responsável por carregar as configurações básicas antes de inicializar o sistema operacional.

A principal característica da RAM é que ela é volátil, ou seja, os dados se perdem ao reiniciar o computador. Ao ligar é necessário refazer todo o processo de carregamento, em que o sistema operacional e aplicativos usados são transferidos do HD para a memória, onde podem ser executados pelo processador.

Tipos de RAM

  • DDR SDRAM (Double Data Rate-Synchronous DRAM, DRAM síncrona com taxa de transferência de dados dupla) Um tipo avançado de SDRAM que permite a transferência do dobro de memória por ciclo do relógio. ...
  • SDRAM (Synchronous Dynamic RAM, RAM dinâmica síncrona) ...
  • RDRAM (Rambus Direct RAM)

Normalmente, a ROM é utilizada para armazenar firmwares, pequenos softwares que funcionam apenas no hardware para o qual foram desenvolvidos e que controlam as funções mais básicas do dispositivo. Na ROM de uma calculadora, por exemplo, podemos encontrar as rotinas matemáticas que o estudante pode realizar ao usá-la.

Toque em “Sobre o Dispositivo” e, em seguida, vá em “Informações de hardware”. Passo 4. O sistema exibirá todas as informações sobre a parte física do aparelho, como capacidade de memória RAM e de armazenamento (no item “Tamanho de ROM”).

não volátil e memória de acesso aleatório.

A CPU (Central Processing Unit) trabalha diretamente com a memória RAM. Assim, todos os dados processados pelo chip são enviados pelos módulos de memória RAM.

A capacidade da memória RAM é medida em GB (gigabytes) e mostra quantos arquivos o recurso consegue armazenar de maneira simultânea. Quanto maior o número, maior a capacidade de processar diferentes informações ao mesmo tempo.

O tamanho queridinho da vez é o de 128 GB, que, em geral, consegue suprir as necessidades da maioria dos usuários. Memórias com 256 ou 512 GB, expansíveis até 1 TB, são artigo de luxo.