Qual a diferença entre as placas vermelhas e amarelas?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

As placas de Pare R-1 (vermelha) se encaixam na categoria “regulamentação”, enquanto as amarelas (A-15) são de advertência, com intuito de alertar o condutor para possíveis perigos na via. As placas de indicação, por sua vez, podem ser verdes, marrons ou azuis.

O que significa a placa vermelha? Um veículo com placa vermelha comunica a todos os membros do trânsito e às autoridades que se trata de um automóvel de aluguel, utilizado para o transporte de passageiros ou de carga.

Já a placa “pare” amarela indica uma parada obrigatória à frente no caminho. Dessa forma, ela alerta o motorista para a existência dessa parada.

Vermelho: significa regulamentação, obrigação, limitação e proibição, exigem atenção redobrada. Amarelo: significa alerta ou advertência, avisam ao motorista o que tem no caminho como curvas acentuadas. Laranja: significa eventos incomuns, como obras e desvios. Verde: ignifica indicação, direção para cidades, ...

Cinza com escrito preto: Carro particular, é o modelo de placa padrão; Vermelha com escrito branco: Carros de aluguel e transporte público; Branca com letras vermelhas: Carros de aprendizagem (autoescola); Branca com letras pretas: Carros oficiais (governos, bombeiros, polícia, etc);

Placas de regulamentação de trânsito (placas vermelhas)
A sinalização de regulamentação informa proibições, obrigações e restrições, representados pela cor vermelha.

Há apenas duas situações nas quais os veículos podem usar a placa verde, conforme vimos no tópico acima. São elas: Automóveis para fabricantes e montadoras de veículos automotores ou pneumáticos, em período de testes. A placa verde é necessária para que eles possam circular nas vias públicas.

Placa Vermelha: Placas vermelhas representam os famosos carros de aluguel. Este tipo de carro realiza o transporte de algo como forma de remuneração, como por exemplo, táxis, ônibus, dentre outros.

Placa Verde – Veículos de Experiência
Vinculadas a concessionárias e fabricantes de peças, essas placas são utilizadas em veículos ainda não licenciados e que estão em fase de testes.

Placa vermelha – os veículos que possuem a placa de cor vermelha são utilizados para transporte de carga ou de passageiros com fins remunerados para o motorista. Placa cinza – os veículos que possuem a placa de cor cinza são utilizados para transporte com fins particulares.

As placas azuis apenas com as letras CC e os números são de carros de consulados. Veículos que estão sendo testados por montadoras também têm placa azul. Placas verdes vão para modelos utilizados por oficinas e concessionárias para teste ou test-drive.

Diferentemente da versão em amarelo, as placas de Pare vermelhas, formalmente chamadas de R-1, indicam parada obrigatória imediata, antes de avançar para a próxima via ou efetuar o cruzamento. O formato, por sua vez, é octogonal.

Posso consultar carros e veículos antigos? Caso o veículo ainda seja no estilo de placa amarela, com duas letras, não será possível realizar sua consulta conosco. A busca de placa antigas, não pode ser realizada de forma digital. Necessitando ir até o DETRAN para obter dados do veículo.

A resposta é bem simples, basta lembrarmos do significado de placas de trânsito de regulamentação e placas de advertência. Enquanto a placa vermelha, de regulamentação, impõe uma ordem (obrigação) ao motorista, a placa amarela, de advertência, alerta ao motorista que ele terá que parar mais adiante na pista.

QUAIS OS TIPOS DE SINALIZAÇÃO EXISTENTES?

  • Sinalização de identificação de riscos;
  • Sinalização de Emergência;
  • Sinalização de Alerta;
  • Sinalização de Obrigação;
  • Sinalização de Proibição;
  • Sinalização de Conscientização.

As placas vermelhas são as de regulamentação, impositivas e exigem atenção redobrada dos motoristas. Elas indicam proibições, restrições, condições e obrigações no uso da via.

As mensagens das placas de indicação possuem caráter informativo ou educativo. Estas placas estão divididas nos seguintes grupos: placas de identificação, placas de orientação de destino, placas educativas, placas de serviços auxiliares e placas de atrativos turísticos.

Quais os procedimento para obter a placa vermelha?

  1. 1 – VERIFIQUE DÉBITOS E IMPEDIMENTOS. ...
  2. 2 – OBTENHA A AUTORIZAÇÃO DO ÓRGÃO COMPETENTE. ...
  3. 3 – FAÇA A VISTORIA DE IDENTIFICAÇÃO VEICULAR. ...
  4. 4 – VÁ A UNIDADE DE ATENDIMENTO DE REGISTRO DO VEÍCULO. ...
  5. 5 – EMISSÃO DE NOVOS DOCUMENTOS. ...
  6. 6 – RETIRADA DE DOCUMENTOS. ...
  7. 7 – TROCA DE PLACAS.