Qual a diferença entre baixa e alta tensão?

Perguntado por: areal . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Alta tensão (acima de 69 kV e abaixo de 230 kV) Média tensão (acima de 1 kV e abaixo de 69 kV) Baixa tensão (igual ou menor de 1 kV)

- baixa tensão — tensão entre 50 e 1.000 volts em corrente alternada e entre 120 e 1.500 volts em corrente contínua; - alta tensão — tensão superior a 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts em corrente contínua.

A alta tensão refere-se à grande diferença entre o potencial elétrico de dois pontos. É utilizada para reduzir as perdas e permitir o transporte de energia elétrica até aos centros urbanos.

Alta tensão (acima de 69 kV e abaixo de 230 kV) Média tensão (acima de 1 kV e abaixo de 69 kV) Baixa tensão (igual ou menor de 1 kV)

Para as residências, a distribuição é dividida em regiões. Cada circuito de 13.800 volts atende cerca de 5 a 10 mil lares. Mas, antes disso, o circuito passa por mais um transformador. Esse transformador é o que vemos nos postes de luz e é ali que a tensão finalmente cai para 110 ou 220 volts.

Redes de distribuição
As linhas de média tensão possuem um tensão elétrica entre 2,3 kV e 44 kV, e podem ser facilmente vistas em ruas e avenidas das grandes cidades, sendo compostas geralmente por três cabos aéreos, sustentados por cruzetas de madeira em postes de concreto.

Máquina de Lavar Roupas 127V (110V)

Já para o fornecimento em 220 V, a faixa de tensão considerada adequada é de 201 V à 231 V.

A norma IEC 61643 da Comissão Eletrotécnica Internacional define baixa tensão como qualquer tensão na faixa de 50–1000 V em corrente alternada ou 120–1500 V em corrente contínua. No entanto, as companhias de eletricidade utilizam o termo “baixa tensão” para designar uma faixa de potência contratada relativamente baixa.

De acordo com a expressão, temos que quanto maior for o valor da corrente elétrica que queremos transportar, maior será a perda de energia através da dissipação de energia nos fios. Por isso, é mais vantajoso transportar em tensões muito altas, com correntes mais baixas.

A extra alta tensão é utilizada em situações em que grandes potências necessitam ser transmitidas ao mesmo tempo em que os valores de correntes precisam ser limitados – neste caso, torna-se necessário elevar os valores de tensão para permitir redução de perdas.

Redes com tensões nominais iguais ou superiores a 230 kV são denominadas de redes em EHV (Extra Alta Tensão) e no Brasil são chamadas rede básicas de transmissão. Redes com tensões nominais iguais e entre 69 kV e 138 kV são denominadas redes em AT (Alta Tensão)

Quando falamos instalação elétrica residencial, as tomadas têm a diferença de potencial entre dois (ou mais) pinos. Essa tensão pode ser de 127 volts ou 220 volts, dependendo da concessionária que abastece a região.

Se uma pessoa se pendurasse em um fio de alta tensão e se não houver corrente circulando no fio, todos os pontos do fio estariam sob o mesmo potencial elétrico. Portanto, embora suas mãos estivessem em contato com o fio em lugares diferentes, não haveria diferença de potencial elétrico (ddp) entre elas.