Qual a diferença entre cordeiros e ovelhas na Bíblia?

Perguntado por: upires8 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

O texto profético mostra claramente a postura indefesa do cordeiro e da ovelha (cordeiro é o filhote da ovelha até um ano de vida). A ovelha de Jesus ouve a voz de Jesus, reconhece a voz de Jesus e obedece à voz de Jesus porque confia na Palavra de Jesus.

6 As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; e as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure, sem haver quem as busque.

A expressão aparece no Novo Testamento, principalmente no Evangelho de João, onde João Baptista diz de Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo" (João, 1:29). Os hebreus ofereciam sacrifício de um cordeiro "puro, sem manchas e sem defeito" a Deus, para remissão dos pecados.

A rejeição entre os animais acontece por uma questão de sobrevivência, ou seja, se sua ovelha não pariu bem em função de uma baixa condição corporal, subnutrição ou qualquer outro fator que a impossibilite de sobreviver e conciliar a sua sobrevivência com produção de leite, ela não cuidará do seu cordeiro.

1. Cria da ovelha, ainda nova e tenra. 3. [Figurado] Pessoa mansa e inocente.

Al. 34:9–14. GEE Cordeiro de Deus.

Em resumo, a diferença entre o carneiro e o cordeiro é que o carneiro é o animal adulto e o cordeiro é o animal jovem, com no máximo 1 ano de idade.

Em Israel, o bode era um dos animais preferencialmente escolhidos para expiar os pecados das tribos de Deus, concentrando-os simbolicamente na sua cabeça, e fazendo-os desaparecer pela sua morte em sacrifício, surgindo assim a figura e a expressão bode expiatório.

A Bíblia compara a Igreja com um rebanho de ovelhas. O povo escolhido é formado por ovelhas e Deus é o seu pastor. Mas esse título de ovelha não foi selecionado por acaso, pois traz verdades profundas da identidade do crente e das suas necessidades espirituais.

7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a aporta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram antes de mim asão ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pasto.

Propósito: Proteger o rebanho de ovelhas contra predadores e ladrões, sobretudo à noite.

Na época do Velho Testamento, a lei de Moisés exigia que os filhos de Israel sacrificassem de seus rebanhos e manadas um “macho sem defeito” e o “[ofertassem] de sua própria vontade” (Levítico 1:3). Assim, Isaías ensinou que Jesus Cristo “como um cordeiro foi levado ao matadouro” (Isaías 53:7).

Cordeiro: representa o sacrifício de Cristo, imolado para redimir os pecados dos homens. Essa imagem aparece em várias ocasiões na Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Representa, além disso, a vítima inocente, o “filho de Deus”, que trouxe a “luz”, mas foi morto por aqueles a quem veio salvar.

29 No dia seguinte João viu Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis aqui o aCordeiro de Deus, que tira o bpecado do mundo. 30 Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim; porque era primeiro do que eu.

Defeitos congênitos: quando o animal nasce portador do defeito ou quando este se apresenta logo na primeira infância. Os defeitos congênitos mais frequentes em ovinos são membros arqueados, membros em garra, hérnia umbilical e cascos com uma listra sem pigmentação. Alguns defeitos congênitos podem ser corrigidos.

A lã continua a crescer e se não há o processo de tosa, pode haver acúmulo de parasitas que prejudicam a saúde do animal. Além disso, há mais riscos de se machucarem no campo devido ao grande volume de pelagem.

Várias teorias surgiram na internet e algumas pessoas especulam que o comportamento pode ser uma forma de se protegerem de predadores. Outra das teorias defende que as ovelhas podem estar doentes com listeriose, uma doença que pode inflamar um lado do cérebro e faz com que as ovelhas se comportem de forma estranha.

1. Fêmea do carneiro. 2. [ Zoologia ] Mamífero ruminante e lanígero do género Ovis, da família dos bovídeos (ex.: rebanho de ovelhas).

1 agno, anho, carneiro, borrego. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Pessoa ingênua e pacífica: 2 bondoso, cândido, delicado, dócil, humilde, ingênuo, inocente, manso, pacífico, simples, simplório.

A proteção e o poder estão no sangue do Cordeiro, e o sangue é um sinal para Deus, um sinal para as trevas. Paulo dizia: “Ninguém me moleste, eu trago em meu corpo as marcas do Senhor” (Gl 6.17). Temos as marcas de um compromisso com o Senhor.

Continuar lendo Quem são os cordeiros?