Qual a diferença entre educando e aluno?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Quem recebe instrução de um ou mais professores, em estabelecimento de ensino ou mediante aulas particulares. 2. Aluno é o indivíduo que recebe formação de um ou vários professores para adquirir ou ampliar seus conhecimentos. 3.

O educador fará a mediação entre o coletivo do social e o individual do educando. O educando é um membro da sociedade que possui caracteres de atividade, sociabilidade, historicidade e praticidade. É um sujeito que busca adquirir um novo patamar de conhecimentos.

Aluno é aquela pessoa que não tem sede de aprender e que, na maioria das vezes, estuda para as provas na véspera, somente para tirar uma nota boa. Estudante é aquela pessoa que tem sede de conhecimento, que sempre quer saber mais e mais.

O aluno acompanha a matéria lecionada pelo professor – o protagonista da educação - por meio de aulas expositivas, com aplicação de avaliações e trabalhos. Na metodologia ativa, por outro lado, o aluno é o maior responsável pelo processo de aprendizado.

Educando: o educando, ou aluno, é o protagonista do processo de construção do conhecimento. Ele é ativo na busca por conhecimento, fazendo perguntas, explorando, experimentando e refletindo sobre os conteúdos apresentados.

Sinônimo de aluno

  1. estudante, colegial, escolar, aulista, discente, acadêmico, universitário. Exemplo: Você já sabia que há um aluno novo na nossa turma? ...
  2. discípulo, pupilo, educando, aprendente, lecionando. ...
  3. aprendiz, estagiário, novato, principiante, calouro, iniciante. ...
  4. Não encontrou o sinônimo que procurava?

Estudante e aluno
Aluno é aquela pessoa que assiste às aulas e preocupa-se apenas com a nota da prova. Muitas vezes, ele estuda de última hora para passar nas avaliações da escola ou faculdade e faz os trabalhos e exercícios sem muita atenção. Estudante, por sua vez, é quem estuda instigado pela curiosidade.

O estudante deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construí-los, com a ajuda dos professores e dos colegas. Abre-se espaço para a pesquisa, a exposição de ideias, os debates e a criação. Desse modo, o aluno é um aliado na busca pelo conhecimento, visto que a escola o motiva a criar o seu caminho de aprendizagem.

3 aluno, aprendiz, discípulo, estudante, lecionando.

Não é exigido uma graduação específica, mas, de acordo com o site Vagas, a formação mais comum desses profissionais é Pedagogia. Além da Pedagogia, outras graduações na área social e da educação também são válidas, como Serviço Social, Psicologia, Ciências Sociais e Artes Cênicas.

O educador precisa compreender a educação como um processo social e fundamental na formação integral do educando. Para isso, o professor deve adotar uma prática humanitária, levando em conta as experiências cotidianas do aluno, os diálogos travados, estabelecer laços de afetividade, pois está lidando com pessoas.

O termo universitário é relacionado à universidade, portanto, se for levado ao pé da letra, quem estuda em faculdade, centro universitário ou instituto deve recorrer a outras palavras como estudante de graduação, graduando, formando ou discente.

Significado de Estudante
substantivo masculino e feminino Pessoa que estuda, que procura adquirir conhecimento ou recebe conhecimento através do ensino. Quem frequenta algum estabelecimento de ensino; aluno, discípulo, escolar.

1 acadêmico, discente, aluno, aprendiz, aulista, colegial, discípulo, educando, escolar, lecionando, universitário.

- Capacitação para uso dos conhecimentos em situações produtivas ou de trabalho; - Postura ética, cidadã e responsável em relação ao mundo em que vive; - Adaptabilidade a diferentes contextos e situações; - Estabilidade/controle emocional.

Professor: É a pessoa que ensina ciência, arte, técnica e outros conhecimentos, profissional que ministra aulas em todos os níveis educacionais. Educador: É quem ensina a questionar, ter raciocínio lógico, senso crítico, dialogando para ampliar o conhecimento de ambos.

O professor deve compreender quem são as famílias de seus estudantes e estabelecer diálogo com as mesmas, estreitando relações e criando vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes. Ele também deve levar em consideração todo o tempo em que o aluno está na escola, e não só na sua sala de aula.

Aprendizado ativo é aquele onde o estudante além de ler, assiste vídeos, faz anotações, escuta áudio aulas, interage com o conteúdo, enfim de várias maneiras além da simples leitura.

Ainda de acordo com Paulo Freire, “O educador ou educadora como um intelectual tem que intervir. Não pode ser um mero facilitador” (2003, p. 177), o que traduz a exigência da formação docente para o exercício pleno de sua função pedagógica, enquanto articulador do processo ensino e aprendizagem.

Principais antônimos de aluno: 1 mestre, professor, docente, instrutor, lecionador, didata, mestre-escola, prof.