Qual a diferença entre energético e Gatorade?

Perguntado por: rrebelo3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

A bebida isotônica tem o objetivo de repor as perdas hidroeletrolíticas durante a prática de exercícios, enquanto a bebida energética, por ter ação estimulante, tem o objetivo de aumentar a concentração e a resistência durante o exercício.

Cientificamente formulada para esportistas e pessoas que praticam atividade física, Gatorade hidrata o organismo e repõe rapidamente as perdas que ocorrem durante a transpiração.

Cada frasco de 355 mililitros contém 200 miligramas de cafeína e vitaminas do complexo B.

Gatorade contém água, carboidratos na forma de açúcares, sódio, potássio e outros eletrólitos, além de sabores e corantes. A bebida é projetada para reidratar o corpo, repor os sais minerais perdidos pelo suor e fornecer energia aos músculos.

A bebida isotônica tem o objetivo de repor as perdas hidroeletrolíticas durante a prática de exercícios, enquanto a bebida energética, por ter ação estimulante, tem o objetivo de aumentar a concentração e a resistência durante o exercício.

O energético é um bom aliado também na prática esportiva. Esse tipo de bebida consumida antes do treino ou prova de longa duração ajuda a melhorar a sensação durante o exercício.

Como diz a nutricionista: “Cada latinha de energético equivale a cerca de três xícaras de café, bebida que também é rica em cafeína. Por isso, o ideal é que a pessoa consuma de uma a duas latas por dia, no máximo.

Qual quantidade de Gatorade devemos tomar? Deve-se ingerir de 250 a 600 ml de Gatorade, pelo menos duas horas antes do exercício físico. Durante o exercício, consuma Gatorade a cada 15-20 minutos, e a quantidade ideal deve ser calculada pela perda individual de suor.

Não há nada que vá contra a sua vontade de tomar gatorade.

É importante lembrar que, embora Gatorade seja uma bebida projetada para atletas e pessoas que praticam atividades físicas intensas, o consumo excessivo pode levar a problemas de saúde, como ganho de peso e outros problemas relacionados à ingestão de açúcar e sódio.

Esse suplemento é recomendado durante e depois da atividade, e deve ser evitado por indivíduos que não praticam exercícios, sofrem de insuficiência cardíaca, hipertensão arterial ou doenças renais.

O consumo em excesso de repositores hidroeletrolíticos, quando não há necessidade, pode gerar problemas renais, devido ao aumento dos níveis de sódio e potássio no organismo. O indivíduo não consegue excretar todos os eletrólitos ingeridos, sobrecarregando os rins.

AÇÚCAR: A maioria dessas bebidas contém açúcar. Portanto, seu uso não é indicado para quem tem diabete. Pessoas que sofrem de alterações cardíacas e problemas de pressão arterial também devem redobrar os cuidados com a bebida.

Gatorade HIDRATA MAIS QUE ÁGUA.