Qual a diferença entre imagens de satélite e as fotografias aéreas?

Perguntado por: iassis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

A principal diferença entre uma fotografia e uma imagem de satélite é que a fotografia tem um formato analógico e é normalmente impressa em papel antes de ser interpretada. A imagem de satélite tem um formato digital e normalmente utiliza-se um computador para a analisar e interpretar.

Mapas e imagens de satélite são formas diferentes de representar a superfície da Terra. Enquanto um mapa é uma representação simplificada e abstrata do mundo, uma imagem de satélite é uma fotografia da superfície terrestre capturada por um sensor remoto.

As imagens de satélite são fotografias digitais da superfície terrestre. Satélites artificiais em órbita na Terra possuem câmeras e sensores que capturam imagens e informações do nosso Planeta ao longo do tempo.

As fotografias aéreas permitem uma boa visualização e facilita a interpretação dos dados. Para isso, o professor de Geografia deve esclarecer aos alunos que esse recurso serve para levantar informações sobre uma determina área que se deseja mapear.

As imagens de satélite nos permitem compreender da melhor forma possível as mais diversas características de um local, a capacidade de compreender a vegetação e também dessa maneira analisar a evolução dos espaços fez com que as imagens de satélite fossem fundamentais para planejamento urbano.

As imagens de satélite agilizam a identificação e o monitoramento de fenômenos naturais, desastres ambientais, queimadas, desmatamento, condições meteorológicas, entre outros.

As fotografias aéreas podem ser tiradas em posições verticais, oblíquas baixas, bem como, oblíquas altas, com base na orientação do eixo da câmera: Fotografias verticais – o eixo da câmera está na posição vertical. Isso resulta em pouco ou nenhum relevo visível na imagem e uma quantidade menor de área coberta.

Desvantagens: • Os sensores usados apresentam baixa variabilidade espectral, na maioria das vezes apenas RGB (cor natural) e infravermelho; • Escala de mapeamento; • Logística para o levantamento; • Restrição de vôo em alguns locais.

As fotografias aéreas são usadas para coletar informações de uma determinada área que necessita ser estudada ou mapeada, é explorada especialmente na elaboração e criação de mapas.

Vantagens das imagens de satélite para o setor público
Como as imagens de satélite são coletadas digitalmente, não há perda de dados. Elas também contêm mais informações, cobrem uma área de solo maior do que fotos aéreas, e fornecem atualizações diárias da área de interesse ou de acordo com a sua demanda.

Existem quatro tipos principais de imagens de satélite: pancromática, multiespectral, hiperespectral e radar.

Os satélites são corpos que orbitam ao redor de um corpo celeste e podem ser classificados como naturais ou artificiais. Os satélites são corpos que orbitam ao redor de um corpo celeste.

As imagens de satélite são criadas usando uma combinação de luz visível e infravermelha. As diferentes cores em uma imagem de satélite representam diferentes tipos de informações sobre a superfície da Terra.

Eles transportam sensores que captam luz, calor e distâncias e, assim, geram imagens sobre características da atmosfera e da superfície do planeta. A leitura e a interpretação das imagens produzidas pelos satélites também fazem parte do aprendizado, pois permitem observar a Terra de uma posição privilegiada.

Geoprocessamento é um procedimento integrante dos SIGs (Sistema de Informações Geográficas) e baseia-se em selecionar e trabalhar em torno de imagens de satélite e fotografias aéreas para a produção de mapas e representações cartográficas em geral.