Qual a diferença entre IMC e percentual de gordura?

Perguntado por: vpereira6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Da mesma forma que o peso, não deve ser analisado sozinho; Índice ou taxa de gordura corporal: é a razão entre a quantidade de massa total de gordura em relação a sua massa corpórea.

Na faixa de 12% a 17%, é considerado um nível bom ou ótimo. “Já acima de 22% prejudicial à saúde”, alerta Cilla. Na verdade, para ambos, se o índice apontar mais do que 22% é preocupante porque pode desencadear vários problemas de saúde.

Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um cálculo simples que permite medir se alguém está ou não com o peso ideal. Ele aponta se o peso está adequado ou se está abaixo ou acima do peso.

Baixa porcentagem de gordura corporal e desnutrição
O endocrinologista Filippo Pedrinola conta que esse baixíssimo índice pode acarretar danos ao organismo em função dos meios usados para conquistá-lo. "Na maioria das vezes, a restrição alimentar é a primeira etapa após a decisão de alcançar a barriga negativa.

Para a redução de gordura corporal, além da adequação da ingestão energética, é fundamental aumentar seu gasto energético, ficar mais ativo (6.000 a 10.000 passos diários) e fazer exercício físico regularmente (natação, corrida, ciclismo, remo, canoa, futebol, basquete, tênis, beach tênis).

Para as mulheres adultas e saudáveis, em média o ideal seria ter cerca de 25 a 35% de massa muscular, quanto mais tiver, mais saudável estará o organismo. Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Para homens, o percentual deve ser acima de 33%.

O nível de gordura considerado normal é 20-28% para mulheres adultas e 15-20% para homens. Em geral, os homens têm uma proporção mais baixa de gordura corporal para tecido magro do que as mulheres. A função de reprodução desempenha um papel importante nas maiores porcentagens de gordura corporal das mulheres.

7.700 Kcal

Em 1 Kg de gordura há 7.700 Kcal. Para redução de 500 gramas (0,5 Kg) de tecido adiposo por semana é preciso reduzir 550 calorias da ingestão alimentar diária.

Fitness: Como perder peso e ganhar músculo

  1. Aumente o seu consumo de proteína. As dietas ricas em proteína ajudam a construir massa magra, a aumentar a saciedade e também a queimar gordura.
  2. Reduza o consumo de hidratos de carbono. ...
  3. Introduza gorduras saudáveis na sua dieta. ...
  4. Consuma um número moderado de calorias.

15 a 24 anos — 54,8 a 62,3 (homens) e 40,0 a 44,9 (mulheres); 25 a 34 anos — 56,6 a 63,5 (homens) e 40,0 a 45,4 (mulheres); 35 a 44 anos — 58,4 a 63,6 (homens) e 40,1 a 45,3 (mulheres); 45 a 54 anos — 55,2 a 61,5 (homens) e 40,3 a 45,6 (mulheres);

O que comer
As proteínas magras (frango sem pele, peixes e frutos do mar) são ótimas opções que auxiliam no processo de perda de gordura corporal, pois ajudam a manter o peso sob controle, além de acelerar o metabolismo. Como impacto, esses alimentos proporcionam saciedade, controlando o nível da fome.

Para mulheres é ideal que a porcentagem de gordura fique entre 20% e 24%. Quanto aos homens, as porcentagens precisam estar entre 16% e 20%. A saúde do organismo funciona assim: quanto maior os índices de massa magra, mais fácil é para manter o peso estável.

Conforme definido atualmente, um IMC entre 18,5 e 24,9 é um peso saudável, entre 25 e 29,5 é sobrepeso, entre 30 e 34,9 é obeso, entre 35 e 39,5 é obesidade de classe 2 e qualquer coisa acima de 40 é “grave” ou obesidade de classe 3, que costumava ser chamado de obesidade mórbida.

18.50 – 24.99: Peso Normal. 25.00 – 29.99: Pré-Obesidade. 30.00 – 34.99: Obesidade Grau I. 35.00 – 39.99: Obesidade Grau II.

A quantidade de gordura corporal ideal no homem pode variar entre 16 e 20% e na mulher entre 20 e 24%, porém estes valores normalmente aumentam com a idade e, na maioria dos casos é superior na mulher. Além disso, um indivíduo que faz atividade física regularmente tem menos gordura corporal do que um que é sedentário.

O falso magro tem, na realidade, uma composição corporal considerada ruim, ou seja, com alto percentual de gordura em comparação com a quantidade de massa magra, como músculos, por exemplo.

Infelizmente não existe fórmula mágica, a redução da gordura estocada vai acontecer com a melhora dos hábitos alimentares, restringindo o consumo de gorduras ruins (gorduras saturadas e trans) aliando a isso a prática de exercícios físicos de forma regular.

Lembre-se de que a perda gradual de peso promove maior redução de gordura em oposição a dietas restritivas rápidas que podem queimar também a massa magra. De um modo geral, é seguro perder 0,5% de gordura corporal total por semana ou 2% de gordura corporal por mês.

Olá, não existe uma resposta exata, pois depende de como o seu corpo vai responder a dieta e exercício físico, mas de modo geral é possível reduzir aproximadamente de 1 a 4% de gordura por mês, parece pouco mas esse percentual faz grande diferença na quantidade de gordura corporal em kg e na aparência física.

A melhor coisa que pode fazer para acabar com as gorduras localizadas é combinar dois fatores: alimentação balanceada com atividades físicas específicas. A atividade física vai desenvolver a massa muscular, dando mais firmeza e força abaixo da pele, substituindo a gordura por músculos.