Qual a diferença entre ser grato e agradecido?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Geraldo Lopes, do canal Filosofia do Sucesso, explica: Dizer "muito obrigado" ou "estou grato" tem o efeito de "fico te devendo essa", "te devo esse favor". Obrigado dá o sentido de obrigação, você fala aquilo porque é educado ou porque acha culturalmente certo falar isso. Ter gratidão é completamente diferente.

adjetivo Que expressa ou sente gratidão; em que há ou demonstra agradecimento; que se sente agradecido. Que tende a ser agradável; que é bom e prazeroso: gratas memórias.

Uma pessoa grata está sempre de coração cheio, falando palavras preciosas e delicadas para todos que se aproximam dela, e tendo atitudes de compreensão, carinho e amor, devolvendo à vida e às pessoas todo o amor que recebe.

Significado de Grata
adjetivo Que está agradecida; que expressa ou sente gratidão; grato: sou muito grata pela sua visita. Que tende a ser bom, agradável: gratas memórias daquele tempo.

Sentimento de gratidão
Sentir-se grato também é associado a um estado de espírito e não se refere somente a bons acontecimentos. A sensação de gratidão pode estar relacionada a todos acontecimentos da vida de uma pessoa, que pode sentir-se grata também por experiências ruins que lhe trouxeram algum aprendizado.

7 sinônimos de agradecido para 2 sentidos da palavra agradecido: Que está grato: 1 grato, reconhecido, gratífico, bem-agradecido, penhorado.

Usado para agradecer uma ajuda ou boa ação: 2 obrigado, muito obrigado, obrigadão, grato, agradecido, bem haja, valeu, beleza, firmeza, joia, show. Exemplo: Gratidão!

2 retribuir, recompensar, compensar, pagar, corresponder, responder, remunerar, satisfazer. Exemplo: Essa será a minha forma de agradecer tudo o que você fez por mim.

Toda vez que agradecemos e nos sentimos gratos por algo ou alguém, aumenta-se os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer. Consequentemente, nos sentimos mais felizes, leves e satisfeitos, porque ativamos o sistema de recompensa do cérebro.

Na religião cristã, a palavra gratidão está ligada a um sentimento de agradecimento a Deus, que deve sempre se reforçado pelos cristãos. Esse sentimento é extremamente benéfico para as pessoas em todos os sentidos.

O que é ser grato a Deus
O reconhecimento e a satisfação do coração, expressos em palavras ou atitudes, manifestam a gratidão a Deus por todas as coisas e lhe conferem louvor por isso. Ser grato a Deus é identificar e declarar que Ele é soberano e bondoso. Ele tem poder sobre nossas vidas.

Quando falamos de gratidão, podemos identificar 3 tipos: a gratidão teórica, a gratidão passiva e a gratidão ativa.

Ela contribui para o alívio do estresse e regulação emocional. Além de reduzir sintomas de depressão e ansiedade, a gratidão melhora o sono, fortalece o sistema imune, melhora a qualidade de vida e a sensação de felicidade.

Considerando novamente a admoestação do Apóstolo Paulo: “Em tudo dai graças…” (1 Tessalonicenses 5:18), devemos ser gratos pelas bênçãos que desejamos, tanto quanto por aquelas que nos vêm e que estão além de nossa capacidade atual de compreender.

"Não tenho palavras para expressar o quanto sou grato(a) pela sua ajuda. Você fez toda a diferença e sou eternamente grato(a)." "Quero expressar minha sincera gratidão por todo o apoio e incentivo que você tem me dado.

Quando alguém diz “obrigado”, a resposta habitual é “de nada” ou “por nada”. Ou ainda: “não há de quê”. Quem responde ao agradecimento desobriga aquele que está grato. Essa resposta é a mais elevada.