Qual a diferença entre VS Code e Visual Studio?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

A principal diferença entre eles é que o VS Code é apenas um editor de texto avançado, assim como o Brackets ou o Sublime Text. Enquanto o Visual Studio é uma IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) desenvolvida pela Microsoft onde é possível criar projetos e debugar linhas de código em linguagens como C e C#.

Visual Studio Community: versão gratuita e completa para estudantes, desenvolvedores individuais ou para projetos de código livre. Visual Studio Enterprise: versão paga e completa, ideal para empresas. Visual Studio Code: versão opensource, gratuita e multiplataforma (Windows, Linux e OS X).

O Visual Basic (abreviado como VB) é uma linguagem de programação produzida pela empresa Microsoft, e é parte integrante do pacote Microsoft Visual Studio. Sua versão mais recente faz parte do pacote Visual Studio . NET, voltada para aplicações .

Visual Studio 2022 Community Edition – Baixe a Versão Gratuita Mais Recente.

O que você pode fazer com o Visual Studio? Com o Visual Studio você pode criar um aplicativo, jogo ou extensão usando qualquer idioma de sua escolha. Saiba mais sobre os recursos que vão aumentar sua produtividade, melhorar a qualidade do código e adicionar agilidade à equipe.

  • C Sharp
  • C++
  • Visual Basic .NET
  • J Sharp

1. VSCode. O Visual Studio Code é um software de editor de código-fonte, com código aberto, desenvolvido pela Microsoft.

Uma das razões de popularização do VS Code é o fato de ele ser um editor muito leve: possui menos de 100 MB! Isso o torna completamente acessível aos diversos tipos de computadores e não exige muito a capacidade do hardware.

Use o MSBuild com o compilador do Microsoft Visual C++ ou um conjunto de ferramentas de terceiros como o CMake com Clang ou mingw para compilar e depurar seu código diretamente no IDE.

Localize e substitua um texto no editor do Visual Studio usando Localizar e Substituir (Ctrl+F ou Ctrl+H) ou Localizar/Substituir em Arquivos (Ctrl+Shift+F ou Ctrl+Shift+H).

No Visual Studio Code, pressione CTRL+Shift+P (ou F1) para abrir a Paleta de Comandos. Selecione MS SQL:Connect e escolha Enter. Selecione Criar perfil de conexão. Siga os prompts para especificar as propriedades de conexão do novo perfil.

O Visual Studio Code é um ambiente de desenvolvimento leve e multiplataforma executado em sistemas Windows, Mac e Linux. A extensão C/C++ para Visual Studio Code da Microsoft dá suporte a IntelliSense, depuração, formatação de código e preenchimento automático.

O Visual Studio é o melhor IDE para criar aplicativos avançados, belos e de multiplataforma para Windows, Mac, Linux, iOS e Android. Crie aplicativos de clientes avançados usando uma variedade de tecnologias, como; WinForms, WPF, WinUI, MAUI ou Xamarin.

Espaço em disco rígido: mínimo de 800 MB e até 210 GB de espaço disponível, dependendo dos recursos instalados; instalações comuns exigem de 20 a 50 GB de espaço livre. Velocidade do disco rígido: para melhorar o desempenho, instale o Windows e o Visual Studio em uma unidade de estado sólido (SSD).

Para fazer isso:

  1. Escolha a guia Pacotes de idiomas no Instalador do Visual Studio.
  2. Selecione o idioma que você prefere.
  3. Siga os prompts.

Abra o Visual Studio Code, clique no menu View, e em seguida em Integrated Terminal (CTRL + '). No terminal, crie uma pasta usando o comando md chamada ConsoleApplicationVSCode (podem usar o explorer do Windows sem problemas). No menu File, clique em Open folder, e selecione a pasta que acabamos de criar.

Quando você cria um projeto, o Visual Studio o salva em seu local padrão, %USERPROFILE%\source\repos. Para alterar esse local, acesse Ferramentas>Opções>Projetos e Soluções>Locais. Para obter mais informações, consulte Caixa de diálogo Opções: Projetos e Soluções > Locais.

Instale o Python 3, se necessário. Instale e configure o Visual Studio Code e extensões no seu computador. Crie um arquivo Python. Escreva e execute o código Python no Visual Studio Code.

idioma português

A IDE didática chamada Portugol Studio prioriza o uso do idioma português, pois é voltada ao público com baixa fluência no idioma inglês, e em sua construção incluiu diversos elementos presentes nas IDEs profissionais, mas preservando sempre o enfoque na aprendizagem dos novatos em programação.

Para quem está estudando as linguagens HTML e CSS, as melhores opções são sem dúvidas os editores mais simples, o Notepad++ e o Sublime Text, já um profissional provavelmente irã acabar optando pelo Dreamweaver pois precisará ter mais produtividade.