Qual a diluição da dipirona?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Dipirona monoidratada (substância ativa) pode ser diluída em solução de glicose a 5%, solução de cloreto de sódio a 0,9% ou solução de Ringer-lactato. Entretanto, tais soluções devem ser administradas imediatamente, uma vez que suas estabilidades são limitadas.

Adultos e adolescentes acima de 15 anos: em dose única de 2 a 5mL (I.V. ou I.M.); dose máxima diária de 10mL. Crianças e lactentes: em crianças abaixo de 1 ano de idade a dipirona sódica injetável deve ser administrada somente pela via intramuscular.

A dipirona pode ser tomada por adultos e adolescentes acima de 15 anos. Pode ser utilizada de 500mg a 1.000 mg (Comprimido de 1.000mg : ½ a 1 comprimido) de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas, conforme a bula dos produtos. Na forma de comprimido, deve ser engolida inteira com a ajuda de um copo de água³.

Deve ser diluída com no mínimo 10 ml de água destilada ou SF. A dipirona apresenta uma baixa estabilidade, tanto em solução, quanto em fase sólida, o que faz com que seu uso seguro se associe obviamente em suas preparações.

A diluição de medicamentos intravenosos geralmente é realizada em seringas, bolsas próprias, buretas graduadas ou em frascos de soro fisiológico.

Modo de usar

  1. Adultos e adolescentes acima de 15 anos: em dose única de 2 a 5 mL (intravenosa e intramuscular); dose máxima diária de 10 mL.
  2. Crianças e lactentes (que estão sendo amamentadas): em crianças com idade inferior a 1 ano, NOVALGINA Injetável deve ser administrada somente pela via intramuscular.

Esse não deve ser misturado com outros medicamentos e sua administração deve ser de uma ampola por via intramuscular, 2 ou 3 vezes ao dia, dependendo do critério médico.

Dipirona monoidratada (substância ativa) pode ser diluída em solução de glicose a 5%, solução de cloreto de sódio a 0,9% ou solução de Ringer-lactato. Entretanto, tais soluções devem ser administradas imediatamente, uma vez que suas estabilidades são limitadas.

Tempo de injeção: 1 mL (500 mg) por minuto; aplicar lentamente. 500 a 750 mg por dose, até 4 doses por dia; para administração via intramuscular ou intravenosa lenta (1 mL/minuto). 10 mg por kg de peso corporal por dose, até 4 doses por dia; para administração via intramuscular ou intravenosa lenta (1 mL/minuto).

Para que serve dipirona monoidratada? A dipirona é utilizada para alívio da dor, como outros analgésicos. Porém, como sua efetividade pode superar outros medicamentos, sem mencionar que também possui ação antitérmica, ela costuma ser indicada com mais frequência.

Coloque a tampa interna que acompanha a seringa dosadora no frasco de Dipirona Monoidratada Infantil. Encaixe a seringa dosadora no orifício da tampa interna do frasco, vire o frasco de cabeça para baixo e puxe o êmbolo até a marca correspondente à dosagem indicada para o paciente.

Dipirona Monoidratada (Dipifarma) 500mg/ml Ampola de 2ml, caixa com 100 unidades Farmace. Este medicamento é indicado como analgésico (para dor) e antitérmico (para febre).

- Segurar a seringa com a mão dominante e introduzir a agulha com o bisel voltado para baixo, encostado na parede da ampola. - Aspirar a dose prescrita do medicamento e diluí-lo conforme protocolo da instituição ou prescrição médica.

Músculos indicados para a administração e volume permitido em adultos são: Vasto lateral da coxa: até 4 ml. Região Dorso Glútea – Quadrante Superior Externo: até 5 ml. Região Ventro Glútea: até 4 ml.

Dissolver o conteúdo do frasco contendo 100 mg em 100 a 150 mL de solução de cloreto de sódio 0,9%, glicose 5% ou glicose 10%. O produto deve ser administrado por infusão intravenosa lenta, aproximadamente por 20 minutos.

Para fazer uma diluição simples é necessário combinar a amostra líquida de interesse com uma determinada quantidade de solvente, para chegar na concentração desejada. O fator de diluição é o número total de unidades de volume em que seu material será dissolvido.

IM: pode administrar 4 mg/mL ou 10 mg/mL não diluído. IV: pode ser administrado como solução não diluída (4 mg/mL ou 10 mg/mL) em IV lento, geralmente durante 1 a 4 minutos. Pode considerar a diluição adicional de altas doses e administração por infusão IV intermitente durante 15 a 30 minutos.

Para fazer uma diluição, você adiciona uma pequena quantidade de uma solução estoque a uma quantidade de solvente. A solução resultante contém a quantidade de soluto originalmente retirada da solução estoque, dispersa em um volume maior.

No caso de 1:1000: 1 g de ativo + 999 g de excipiente, e a soma dos dois é igual a 1000.