Qual a escola literária que estamos vivendo?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Começou após o encerramento do pós-modernismo, por volta da metade do século XX.

A literatura brasileira contemporânea compreende um grupo de características de distintas escolas literárias anteriores, revelando assim, uma multiplicidade de tendências que irão inovar a poesia e a prosa do período.

Sua leitura é imprescindível, pois, além de ser prazerosa, contribui para o enriquecimento intelectual e cultural de cada leitor, desenvolvendo seu senso crítico e despertando-o para novas experiências.

Saiba mais sobre as escolas literárias da era nacional:

  • Romantismo.
  • Realismo.
  • Naturalismo.
  • Parnasianismo.
  • Simbolismo.
  • Pré-Modernismo.
  • Modernismo.
  • Pós-Modernismo.

Romantismo

Romantismo. Essa é a primeira escola literária a registrar um movimento genuinamente brasileiro. O Romantismo no Brasil se inicia em 1836, com a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves Magalhães.

A literatura contemporânea é a que vivenciamos atualmente.
Começou após o encerramento do pós-modernismo, por volta da metade do século XX.

A literatura está presente em nosso cotidiano há séculos, e a partir dela podemos estudar como as pessoas viviam em outros tempos. Por meio dos livros, é possível testemunhar como era viver em períodos de guerras, regimes ditatoriais e transformações sociais que mudaram a forma como conhecemos o mundo hoje em dia.

A característica da nova literatura é a ruptura com a tradição clássica. Reflete claramente a nova realidade econômica, política e social do Brasil. Hoje, o país é profundamente urbano e tenta dialogar com a realidade internacional", assegura.

Quando falamos da literatura contemporânea já no século XXI, vemos referências de tudo o que foi tendência na segunda metade do século XX: metalinguagem, experimentalismo formal, engajamento social e mistura de tendências estéticas são os principais traços.

As principais características da literatura contemporânea são: Mistura de tendências estéticas (ecletismo) União da arte erudita e da arte popular. Prosa histórica, social e urbana.

A diferença é que dentro do movimento modernista observava-se uma pluralidade de subcorrentes com características bem definidas. Na literatura contemporânea brasileira não há uma delimitação específica, mas sim uma mistura que varia de autor para autor.

Há também algumas Escolas Literárias europeias que não chegaram ao Brasil, mas que, além de influenciar a Literatura Brasileira, costumam cair no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São elas: Trovadorismo (1189 a 1418); Humanismo (1418 a 1527);

A literatura brasileira contemporânea tem múltiplos aspectos mas, em geral, é focada na vida urbana e em algumas de suas características: a solidão, a violência, as questões políticas e o controle da mídia.

As escolas literárias são subdivisões de duas grandes eras de nossa literatura: a Era Colonial e a Era Nacional. Você já deve saber que a literatura brasileira é dividida em movimentos literários, também chamados de escolas literárias.

Conforme mostra a imagem, a Literatura Contemporânea é o assunto que mais cai na prova do Enem, com 36,4% de incidência; depois, aparece o Modernismo, que envolve as três gerações modernistas e tem 23,6% de presença no exame.

No Brasil, dividimos as escolas literárias em duas grandes eras: Era Colonial e Era Nacional. Os movimentos literários iniciaram com a chegada dos portugueses, em 1500 (e a Carta de Pero Vaz de Caminha).

Conheça as principais escolas literárias que podem estar no vestibular

  • Barroco. Essa escola tem textos bastante reflexivos. ...
  • Arcadismo. ...
  • Romantismo. ...
  • Realismo e naturalismo. ...
  • Parnasianismo. ...
  • Simbolismo. ...
  • Pré-Modernismo e Modernismo.

O Modernismo é uma escola literária que surgiu no início do século XX, após o pré-modernismo, em um momento conturbado. Esse movimento literário representa a ruptura com padrões e a inovação.

Tendências Contemporâneas são manifestações artísticas que surgiram no final do século XX, e perduram até hoje. Um dos primeiros nomes dessa tendência é Ariano Suassuna, autor de “O Auto da Compadecida”.

A contemporaneidade diz respeito a tudo aquilo que acontece no momento atual, que está em desenvolvimento. Isso significa que a literatura contemporânea é a corrente literária que está em crescimento e publicação nos dias de hoje.

Se você ampliar um pouco o escopo, e perguntar “é possível viver do que escrevo, produzo e áreas correlatas a este trabalho?”, a resposta é um belo sim. Muita gente vive disso: redatores publicitários, jornalistas, escritores, professores, editores e vários outros profissionais da escrita e da área literária.