Qual a esposa que Jacó mais amou?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Jacó amou a Raquel mais do que a Lia. E Deus viu que Lia era desprezada e lhe abriu o ventre, e ela deu a Jacó 4 filhos homens: Rúben, Simeão, Levi e Judá. Raquel, porém era Estéril.

- A espiritual: Lia se apegou a Deus pois as vezes que deu à luz, foi grata a Ele através dos nomes que dava aos filhos. Diferente de Raquel, que quando finalmente gerou um filho, o nomeou José, que significa “O Senhor me acrescente outro filho”.

Jacó era o filho favorito de Rebeca
Algumas pessoas sugerem que Rebeca gostava mais de Jacó do que de Esaú, porque Jacó talvez fosse uma pessoa mais pacata e apegada à vida em família; diferentemente de Esaú que talvez fosse uma pessoa mais independente.

Jacó chorou ao Raquel se casar com ele; nosso Senhor cobriu a igreja com seu sangue, salvando-a. As lágrimas são o símbolo do sangue, porque não é sem dor que jorram dos olhos. As lágrimas de Jacó são apenas a figura do grande sofrimento do Filho, pelo qual a Igreja dos gentios foi salva.

Na Bíblia, Raquel não é vista como uma vilã e, sim, como a mulher que foi a escolhida do filho de Isaque e não de Deus. Desprezada e vítima de muito sofrimento, Lia recebeu inúmeras dádivas, sendo capaz de conceber mais da metade dos filhos de Jacó!

Lia já começou a atravessar uma via-crúcis ao ser desprezada pelo pai, que não tem coragem sequer de olhá-la na cara por conta da semelhança física com a mãe, Adinah (Michelle Batista).

Após longos anos, Jacó entende que Lia foi escolhida por Deus e se declara: “Eu te amo”

Como Jacó estava apaixonado por Raquel, logo respondeu: “Trabalharei sete anos para o senhor, a fim de poder me casar com Raquel, tua filha mais nova!” Jacó, porquanto amava a Raquel, disse: Sete anos te servirei para ter a Raquel, tua filha mais moça.

E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor. Então disse Labão: Melhor é que eu a dê a ti, do que eu a dê a outro homem; fica comigo. Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.

Lia apenas é descrita na Bíblia como uma mulher de olhos tenros. Já sua irmã, Raquel, é descrita como tendo um belo semblante, uma mulher formosa à vista (Gênesis 29:17).

Portanto, Jacó, na verdade, trabalhou 14 anos por Raquel, mas somente a recebeu como esposa após 7 anos e 7 dias, e não após 14 anos, como alguns querem fazer pensar.

Raquel morre depois de dar a luz para Benjamin, segundo filho com Jacó, quando sofre complicações durante todo o parto. Lia não solta a mão da irmã e faz o possível para o bebê vir ao mundo, mas a protagonista não resiste, morrendo com o filho nos braços. Jacó nem vai estar presente durante o último suspiro de Raquel.

Lia era desprovida de beleza. Filha mais velha de Labão (Gênesis 29: 16-17), foi a primeira esposa de Jacó, que foi obrigado a se casar com ela para conseguir a irmã de Lia, Raquel (Gênesis 29:25-27). A história dela é marcada pela falta de consideração, de amor, de apreço. Seu pai a usou para ter mais dinheiro.

24 Jacó, porém, ficou só; e alutou com ele um homem, até que a alva subia. 25 E vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. 26 E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.

Jacó amava a Raquel e disse: Sete anos te servirei por tua filha mais moça, Raquel.

Isaque e Rebecca sabiam que Jacó seria maior que Esaú. Mas Isaque amava a Esaú, enquanto Rebecca amava a Jacó. Sabendo da promessa, Rebecca e Jacó enganaram e mentiram para Isaque para receber sua benção. Gênesis 29: 18.

Apaixonado pela filha de Labão, Jacó ofereceu-lhe sete anos de trabalho em troca da mão de Raquel. No entanto, no dia do casamento, Labão troca Raquel por Lia, sua filha mais velha, sem Jacó perceber. Você consegue imaginar qual a reação de Jacó e Raquel e o que eles fizeram? Noemi possuía dois filhos que eram casados.

Orou e orou, por 20 longos anos, até que sua esposa concebeu. Ele viu o Deus que provê, agir.

Concluindo, o choro de Raquel representa as lágrimas das mães judias que choram pelos filhos que não existem mais, seja no tempo de Jeremias que no tempo da vinda de Cristo.

A megera morrerá devido a complicações no parto de Benjamin (Marcus Bessa), que se tornará um dos "queridinhos" do patriarca. Jacó, que já terá sido rebatizado como Israel por Jesus (Dudu Azevedo), também não esconderá o afeto que nutre pelo filho José, personagem de Juliano Laham.

Lia foi a primeira esposa de Jacó, filha de Labão e irmã mais velha de Raquel. Em algumas traduções, Lia é chamada de Lea ou Léia. Sua história está escrita no livro de Gênesis do capítulo 29 ao 49.