Qual a facção mais forte de Porto Alegre?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

Os credores pertencem à facção dos Manos, a mais antiga e situada no mais alto grau de organização entre os grupos atuantes no Rio Grande do Sul.

O pesquisador do NEV, Bruno Paes Manso, explicou o funcionamento do PCC no Rio Grande do Sul, com quais grupos faz alianças e contra quem atua. Leia a reportagem no site GaúchaZH.

No Rio Grande do Sul, a frase tudo 3 é associada à facção criminal Bala na Cara.

Quase metade dos bairros de Porto Alegre é dominada por uma ou mais facções criminosas. O apontamento é baseado no levantamento feito pela editoria de segurança do Grupo RBS.

Significa que está tudo bem, tudo ótimo. É bastante usado na região metropolitana da Capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, número 1 do PCC, foi condenado a mais 30 anos de prisão. A condenação se refere a Operação Ethos, que investigou a criação de um núcleo jurídico da facção, conhecido como Sintonia dos Gravatas.

O partido não admite mentiras, traição, inveja, cobiça, calúnia, egoísmo, interesse pessoal, mas sim: a verdade, a fidelidade, a hombridade, solidariedade e o interesse como ao Bem de todos, porque somos um por todos e todos por um.

Para serem considerados facção, além de ter expandido seus tentáculos por praticamente todas as regiões da cidade, os V7 conquistaram uma galeria no Presídio Central. Os credores pertencem à facção dos Manos, a mais antiga e situada no mais alto grau de organização entre os grupos atuantes no Rio Grande do Sul.

O Primeiro Comando da Capital (PCC) tem cerca de 30 mil membros em 22 dos 27 estados brasileiros, além de países vizinhos, como Bolívia, Paraguai e Colômbia. A facção criminosa mantém suas principais ações no estado de São Paulo, onde estão cerca de 8 mil de seus membros em 90% dos presídios paulistas.

Das 27 unidades da Federação, 4 têm o domínio de uma só facção: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Piauí (PCC).

Em seu peito, aparece o número 141812. A sequência numérica é conhecida no meio policial e utilizada para demarcação de território da facção Os Manos. Também é um código de conduta a ser seguido pelos detentos integrantes do grupo.

O PCC oferece uma estrutura aos seus membros que o CV, considerado mais sanguinário que organizado, não tem: assistência jurídica, empréstimo de armas e drogas, apoio no Brasil todo e nos países vizinhos onde o PCC tem ramificações, e melhores condições na prisão, de TV de plasma à frango frito para o jantar.

Por exemplo, comunidades controladas pelo Comando Vermelho usam gírias como “é nós” e o Terceiro Comando, por sua vez, usa “é a gente”.

Não é segredo que o PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.

Axé: Chance; atenuação de uma falta. Blindar (a mente): não deixar se "levar pelo psicológico". Cabeça branca: Diretor da unidade prisional. Cabuloso: Aquele que não deixa ninguém subjugá-lo, "entrar em sua mente".

Os traficantes do Terceiro gostam de usar Adidas, por conta das três listras (“Tudo 3”). O Comando Vermelho usa Nike: além de ser concorrente da marca alemã, o símbolo da vírgula lembra uma letra C.

Das rebeliões organizadas por ele, veio a surgir a primeira facção organizada do estado do Rio Grande do Sul, chamada Os Manos, da qual Melara foi o principal líder até a sua morte.