Qual a faculdade com mais desistência?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
3.9 / 5 3 votos

Marketing: 60% Assistência Médica: 58% Ciências Políticas: 56% Biologia: 52%

Cursos mais concorridos do Brasil

  • Medicina;
  • Ciências da Computação;
  • Psicologia;
  • Engenharia no geral;
  • Direito;
  • Enfermagem;
  • Arquitetura e Urbanismo.

Resumo. Historicamente, se pode observar que os cursos de Ciências Exatas estão entre os que mais reprovam, especialmente no que se refere à Matemática, não só no ensino superior, mas desde o ensino fundamental.

Gestão da Tecnologia da Informação. Gestão de Investimentos e Performance Financeira. Internet das Coisas, Conectividade e Sistemas de Informação. Logística Farmacêutica.

O curso técnico é uma ótima opção para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, pois além de curta duração, pode ser realizado mesmo sem a conclusão do ensino médio.

Uma experiência negativa no Ensino Médio, por exemplo, é capaz de desmotivar uma pessoa a se comprometer a passar anos em um ambiente de estudos. A dificuldade de arcar com os custos do Ensino Superior também é um motivo bastante comum entre as pessoas que escolhem não fazer faculdade.

Gestão financeira, gestão de RH, gestão de marketing, gestão pública, entre outros deste gênero tende a ser mais fácil também, pois são cursos de conhecimentos e mais voltados à teoria.

Como mencionamos acima, os cursos de graduação que duram menos tempo são os tecnológicos (ou cursos tecnólogos). Com carga horária média entre 1.600 e 2.400 horas, esse tipo de curso costuma ser concluído entre 2 ou 3 anos de estudos.

Graduação logo depois dos 20 anos
Como mencionado, independentemente de qual etapa da vida você estiver, fazer uma graduação é a chance de ascensão profissional e reconhecimento no mercado de trabalho. Em linhas gerais, a maioria das pessoas faz faculdade aos 18 anos, logo após o ensino médio.

De acordo com um documento da Direção-Geral da Educação sobre o ensino da Matemática, entre o conjunto de disciplinas do ensino secundário, este é considerado o mais difícil de todos.

Além da Medicina, uma área que está precisando de vagas mas com poucos profissionais é a de tecnologia. Cursos como Engenharia da Computação, Ciência de Dados, Engenharia de Software, Ciência da Computação e Sistemas de Informação estão ficando cada vez mais concorridos e com salários iniciais acima da média.

Faculdades do futuro: descubra 5 ótimas alternativas

  • 2.1 Tecnologia da Informação.
  • 2.2 Engenharia Ambiental.
  • 2.3 Biomedicina e Biotecnologia.
  • 2.4 Direito.
  • 2.5 Marketing Digital.

Para 2022 e 2023, as áreas jurídica, da saúde, do marketing, da construção e da tecnologia apresentam-se como as mais fortes, conforme diversas pesquisas e sites de recursos humanos.

Cirurgião
E dentre os salários, uma das áreas melhor pagas é a cirurgia. Um cirurgião geral, segundo o CAGED, pode ganhar R$ 5.500 por mês para trabalhar 20 horas por semana. Se o profissional trabalhar no sistema privado, pode receber muito mais.