Qual a faixa mais alta do Jiu-jitsu brasileiro?

Perguntado por: daraujo2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Faixa preta

Trata-se do nível mais alto do jiu-jítsu, e indica que ele já acumulou conhecimento suficiente para transmiti-lo a outros estudantes. Porém, vale destacar que esse é apenas mais um recomeço, visto que há diversos níveis dentro dessa graduação, desde o nível um (sho dan) até o nível 10 (ju dan).

A ordem das faixas de Jiu Jitsu a partir dos 16 anos é:

  • Faixa Branca ponta preta, Começando aos 16 anos, sem nunca ter treinado. Se já treina desde criança aos 16 anos você já é faixa azul.
  • Faixa Azul ponta preta;
  • Faixa Roxa ponta preta;
  • Faixa Marrom ponta preta;
  • Faixa Preta ponta vermelha.

A ordem das faixas é a seguinte: faixa branca, faixa cinza, faixa amarela, faixa laranja e faixa verde. Até os 15 anos de idade, as crianças e adolescentes permanecem usando essas cores, e somente depois disso é que passam a usar o sistema de faixas para adultos, passando da faixa verde para a faixa azul.

Carlos Rosado é um faixa-vermelha de jiu jitsu brasileiro, o mais alto grau possível em BJJ, sendo não apenas o homem mais jovem a receber a honra no esporte, mas também a única faixa vermelha já concedida pelo falecido Mestre Carlson Gracie.

A faixa preta é dividida em 7 níveis, a faixa preta lisa + 6 graus. A faixa vermelha e preta representa o 7ª grau na faixa preta. A faixa vermelha e branca representa o 8ª grau na faixa preta. A faixa vermelha, representa o 9ª e 10ª grau na faixa preta de Jiu Jitsu.

Faixa preta

Faixa preta
Trata-se do nível mais alto do jiu-jítsu, e indica que ele já acumulou conhecimento suficiente para transmiti-lo a outros estudantes. Porém, vale destacar que esse é apenas mais um recomeço, visto que há diversos níveis dentro dessa graduação, desde o nível um (sho dan) até o nível 10 (ju dan).

O significado do kimono azul e o significado do kimono preto são inexistentes. Essas cores de kimono surgiram pela necessidade de diferenciação dos oponentes em campeonatos.

Os graus no Jiu Jitsu correspondem a evolução do aluno no sistema de graduação da arte suave, por exemplo o faixa branca só irá graduar faixa azul quando já tiver recebido seu 4 grau na faixa branca.

A graduação de uma atleta à faixa preta só poderá ser assinada por um professor faixa-preta no mínimo segundo grau diplomado pela IBJJF.

dois anos

Para um lutador de Jiu Jitsu chegar na faixa preta, leva anos, muita dedicação e muito treino. Porém, um dos passos mais difíceis é passar pela faixa branca. O período que leva é em média dois anos, e é sofrido, principalmente no começo da jornada.

10 anos

Levando qualquer uma das duas regras em consideração, o tempo médio para se graduar e receber a faixa preta no Jiu-Jitsu é de 6 a 10 anos. Apenas alguns competidores, por conta da exceção à primeira regra, conseguiram a faixa preta com apenas 4 anos de Jiu-jitsu.

De acordo com a IBJJF, praticantes a partir dos 16 anos devem ficar no mínimo dois anos na faixa azul, um ano e meio na roxa e um ano na marrom. Na faixa branca não há um tempo mínimo, mas costuma levar entre um e dois anos até a azul, dependendo do critério de avaliação do professor e da equipe.

48 anos

Faixa Vermelha
Dessa forma, somente após 48 anos de faixa preta, passando por todas as graduações anteriores o atleta estará apto a receber a graduação máxima do Jiu Jitsu.

Flavio Behring nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de Novembro de 1937, é um dos mais influentes e respeitados professores de Jiu Jitsu brasileiro, sendo hoje um dos poucos a atingir a graduação de faixa vermelha do mundo.

Filho do lendário Mestre Hélio Gracie, Rickson Gracie revelou que, há dois anos, recebeu o diagnóstico de Doença de Parkinson. O faixa-coral de jiu-jítsu falou sobre o assunto em entrevista ao canal “Kyra Gracie” no youtube.