Qual a favela considerada a chacina mais letal da história da capital fluminense?

Perguntado por: vmarinho8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Menos de um mês depois de Castro assumir, a Polícia Civil matou 27 pessoas em operação na favela do Jacarezinho —a mais letal ação da história do Rio. As mortes ocorreram após um policial ser morto ao retirar uma barricada no início da incursão.

Vila Cruzeiro, maio de 2022: 24 mortos
A ação envolveu agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, com apoio de blindados e de um helicóptero.

Um estudo publicado em abril deste ano, pelo Grupo de Estudos de Novas Ilegalidades da Universidade Federal Fluminense (Geni/UFF), mostrou que, apenas de 2007 a 2022, foram registradas 629 chacinas decorrentes de ações de policiais no estado, ou seja, ocorrências em que três ou mais pessoas foram mortas (segundo a ...

O massacre do Carandiru foi uma chacina realizada após uma ação policial no Carandiru, uma antiga penitenciária que existia em São Paulo, em 2 de outubro de 1992. Essa ação policial foi realizada como forma de conter uma rebelião de detentos em curso no Pavilhão 9 e resultou na morte de 111 detentos.

Era uma sexta-feira, 16h20 do dia 2 de outubro de 1992, quando 341 policiais da Tropa de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo foram enviados para conter uma rebelião no Pavilhão 9 da Casa de Detenção, no Complexo do Carandiru. Entraram com cães, bombas e armas pesadas.

As mais de 300.000 mortes por coronavírus no Brasil são "o maior genocídio" na história do país, denunciou ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma entrevista à revista alemã Der Spiegel, na qual afirmou que o atual presidente, Jair Bolsonaro, deveria "pedir perdão".

O número de homicídios durante ações do Bope até agosto é maior até se comparado com as mortes registradas no ano passado inteiro, quando 57 pessoas morreram em operações do batalhão. O crescimento no número de vítimas não é proporcional ao aumento nas ocasiões em que a tropa de elite foi acionada.

Comando Vermelho

Edgar Alves de Andrade é um dos chefes da facção Comando Vermelho, na região da Vila Cruzeiro. A comunidade tem cerca de 70 mil moradores, de acordo com dados da Prefeitura do Rio.

Unidades de saúde que socorreram as vítimas e a Polícia Militar chegaram a confirmar 26 mortes. Mas a Polícia Civil revisou o número e afirmou que foram 23 —as outras três vítimas seriam de um confronto entre traficantes no Morro do Juramento, a 5 km da Vila Cruzeiro.

Lideradas por Edméia da Silva Euzébio, mãe de Luiz Henrique da Silva Euzébio (16 anos), Vera Lúcia Flores Leite, mãe de Cristiane Souza Leite (17 anos), e Marilene Lima de Souza, mãe de Rosana Souza Santos (17 anos), elas formaram o Mães de Acari, movimento que reivindicou respostas e denunciou o crime em âmbitos ...

Ao todo, 52 pessoas foram assassinadas em atentados em instituições de ensino brasileiras desde 2011, sendo 7 no somente no último ano. Ao longo do último ano, a frequência de ataques a escolas cresceu no Brasil, com 5 ataques fatais registrados desde setembro de 2022 até abril de 2023.

A forma [chacina]pode ser [nome feminino] , [segunda pessoa singular do imperativo de chacinar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de chacinar] .

Presídio Central de Porto Alegre

O Presídio Central de Porto Alegre é considerado uma das prisões mais perigosas do país. A superlotação é um grande problema, com capacidade para cerca de 1.800 presos, mas abrigando mais de 4.000 detentos.

O massacre de Sandy Hook, como ficou conhecido o caso em que um homem com um rifle matou 26 pessoas no colégio de mesmo nome, foi o mais letal em escolas já registrado até agora. Um homem de 20 anos invadiu a escola após atirar contra sua própria família em casa.

Assassínio em massa ou assassinato em massa, também chamado de massacre ou chacina, é o ato de assassinar, simultaneamente ou em curto período de tempo, um grande número de pessoas. Pode ser cometido por indivíduos ou organizações.

Em uma área com mais de 55 mil metros quadrados foi construído o Parque da Juventude, no local onde antes existia o Complexo Penitenciário do Carandiru. O Parque da Juventude foi inaugurado no ano de 2003 e é administrado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Na ocasião, após uma rebelião, a Polícia Militar, sob o comando do Coronel Ubiratan Guimarães, invadiu o complexo e deixou 111 detentos mortos. Após o massacre, o Carandiru passou pelo processo de desativação que culminou com a implosão de dois pavilhões do complexo no dia 8 de dezembro de 2002.

Atualmente o local abriga instituições educacionais e de cultura, o Parque da Juventude e a Biblioteca de São Paulo. E, em dois pavilhões reformados, foram criadas duas escolas técnicas estaduais, a ETEC de Artes e a ETEC Parque da Juventude.