Qual a finalidade do cético?

Perguntado por: idias8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Parece necessário indagar qual é a finalidade do ceticismo. O fim do cético é a serenidade diante da opinião e a moderação nas paixões necessárias. Na verdade, o cético começa a filosofar quando tenta julgar quais as fantasias que são falsas e quais as que são verdadeiras, a fim de alcançar a própria serenidade.

Os céticos afirmavam que não podemos conhecer nada e, por isso, devemos suspender o juízo sobre todas as coisas, não apenas sobre aquilo que não pode ser observado.

Três dos principais argumentos céticos são: o das opiniões divergentes, o das ilusões dos sentidos e o da regressão infinita da justificação.

Ceticismo é uma corrente filosófica fundada pelo filósofo grego Pirro (318-272 a.C.), caracterizada, essencialmente, por duvidar de todos os fenômenos que rodeiam o ser humano.

O cético questiona tudo o que lhe é apresentado como verdade e não admite a existência de dogmas, fenômenos religiosos ou metafísicos. O cético pode usar o pensamento crítico e o método científico (ceticismo científico) como tentativa de comprovar a veracidade de alguma tese.

Sua dificuldade é que, como os céticos através dos tempos sempre descobriram, em qualquer questão, as coisas parecem diferentemente para diferentes pessoas de acordo com uma variedade de circunstâncias, todas catalogadas em grandes detalhes pelos Modos de Enesidemo.

Uma outra dica para convencer pessoas céticas é a mudança do seu discurso durante o diálogo, de forma que a outra parte se torne mais receptiva. Além do uso do rapport, que vai criar um comportamento mais empático da outra parte, é possível mudar o “tom” das suas palavras.

Pirro

Por que o ceticismo foi, na história da filosofia, ignorado e traído em sua intenção e valor? O fundador do ceticismo grego foi Pirro (fim do IV séc. a.C.). Ele não deixou nenhum escrito filosófico.

Os cínicos acreditavam que a virtude estaria em aceitar as consequências de uma vida sem posses e despretensiosa. Os cínicos demonstravam seus ideais nas ações e depreciavam o conhecimento teórico. Os cínicos eram criticados por seu comportamento obsceno e descomedido em locais públicos.

Um cínico responde: "não fique à frente - você ainda tem finais!" Um cético responde: "não há como você ter créditos suficientes para se formar". Um crítico responde: "Sim, mas você está indo para uma boa faculdade?"

Os céticos negavam o dogmatismo filosófico, afirmando, portanto, que seria impossível se conhecer de fato a realidade, pois sua natureza absoluta era inegavelmente incompreensível aos seres humanos. Neste ponto, segundo os céticos, apenas podemos afirmar com as coisas nos parecem, mas nunca como são de fato.

1- Qual objetivo de Descartes ao formular os argumentos céticos? Ele formula demonstrando que a verdade é algumas vezes duvidosa através da utilização de argumentos como o exemplo dos sonhos x realidade.

NA VISÃO DOS CÉTICOS, A ECONOMIA AINDA NÃO SOFREU UM PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO EFETIVO, POIS OS FLUXOS LÍQUIDOS DE CAPITAL, COMÉRCIO E IMIGRANTES ATUAIS SE MOSTRAM INFERIORES AOS EXISTENTES NO FIM DO SÉCU- LO XLX E INÍCIO DO SÉCULO XX. As ECONOMIAS ATUAIS TAMBÉM SE MOSTRAM MENOS INTEGRADAS DO QUE NO PASSADO.

0 cético pode continuar a viver e agir normalmente mesmo sendo cético. Portanto, o ceticismo não é uma atitude absurda que não pode ser mantida, que não pode ser vivida.

Continuar lendo O que é ser um cético?