Qual a fonte de letra nordestina?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Esta fonte é uma re-leitura da escrita de xilogravura característica da literatura de cordel* do nordeste brasileiro. Nas pesquisas em livretos de cordel, pode-se observar que os carecteres possuem arestas bem definidas, mesmo que não formassem alguma forma geométrica regular.

São expressões que caminham juntas: cordel e cantoria. A Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza a madeira para reproduzir a imagem gravada sobre o papel. Entalha-se o desenho na madeira, usando-se uma goiva, formão, faca ou buril, deixando em relevo os traços da obra.

A primeira forma de identificar a fonte é através de uma função do site WhatTheFont que é oferecido de forma gratuita pelo MyFonts. Após acessar o site é preciso escolher a imagem que foi previamente recortada. O sistema fará uma verificação dos caracteres e, se necessário, ele solicitará alguma correção.

Os tipos de fontes são: documentos textuais, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais.

What Font — Esse é um complemento do Google Chrome, onde você clica em cima do texto do site e ele informa o nome da fonte e seu tamanho. Flickr(Fonts in Use) — Uma comunidade no Flickr onde os usuários ajudam-se, postando imagens com a fonte requerida, ao mesmo tempo que outros postagem seus nomes.

Qual a fonte padrão do Windows? O nome da fonte padrão do Windows é Segoe UI.

Estudos apontam 1893 como o marco da literatura de cordel, quando o paraibano Leandro Gomes de Barros teria publicado os primeiros versos no país.

A xilogravura consiste em gravar imagens numa madeira mole (cajá, imburana, cedro ou pinho) com instrumentos cortantes (goiva, faca, canivete, estilete, formão, buril). O desenho é feito no papel, passado para a madeira com carbono, ou desenhado diretamente na madeira. Em seguida, começa a ser talhada para finalização.

A técnica de xilogravura é amplamente difundida pelo Nordeste, utilizada principalmente em ilustrações da literatura de cordel. Tradicionalmente, desenhos em moldes de madeira – similares a um carimbo – eram transmitidos para a superfície desejada, através de uma prensa.

Pressione Ctrl + C (Command + C no Mac). No Editor, clique duas vezes na caixa de texto, clique onde deseja que o texto seja colado e pressione Ctrl + Shift + V (Command + Shift + V no Mac).

4 Melhores Fontes do Canva para Conectar com o Público

  • Adam.CG Pro. Uma fonte não-serifada e inspirada na fonte Futura. ...
  • Zebrazil. Uma fonte bonita e delicada. ...
  • Mohave. Uma fonte de letras maiúsculas que possui uma aparência suave. ...
  • Anson. Uma ótima fonte não-serifada para títulos chamativos.

A grife Zara lançou a sua nova marca. O logotipo utiliza a fonte Didone como base.

As fontes mais queridas

  • A campeã é a fonte Helvetica. ...
  • A segunda mais usada é a Trajan. ...
  • Logo depois vem a Garamond. ...
  • No quarto lugar está a Futura. ...
  • A quinta posição ficou com a Bodoni. ...
  • A Bickham Script Pro, usada principalmente em ocasiões e convites formais, ocupa o sexto lugar. ...
  • Fechando a lista, a família de fontes Frutiger.

Como descobrir a fonte usada?

  • WhatFontis. A primeira opção de site para descobrir fonte que apresentamos na lista é o WhatFontis, essa ferramenta utiliza uma tecnologia de reconhecimento que permite descobrir fonte de imagem. ...
  • WhatTheFont. ...
  • TypeNavigator. ...
  • Font Squirrel. ...
  • FontinLogo. ...
  • Identifont.

WhatTheFont
O WhatTheFont é uma ferramenta integrada ao site MyFonts que permite carregar uma imagem com texto e identificar a fonte usada na imagem. Acesse o WhatTheFont (myfonts.com); Insira uma imagem para descobrir a fonte utilizada; Selecione o trecho com a fonte desejada (caso necessário, rotacione a imagem);

Fonte Caligráfica
Divididas em formais e casuais, as fontes caligráficas se aproximam da caligrafia manuscrita.

CARDINAL. Fontes cursivas bonitas e bem desenhadas sempre foram as letras mais elegantes, sempre. Essa fonte manuscrita elegante tem muitos ornamentos e enfeites.

As letras cursivas ou script, são aquelas que imitam as letras em escrita continua. São fontes belas, com detalhes especiais, de personalidade e estilo. Por isso, ela é muito usada em padrões pessoais, convites, títulos, entre outros, humanizando onde passa. Não é aconselhável usar em grandes textos.

O WhatTheFont é um aplicativo gratuito para celulares Android e iPhone (iOS) que identifica a fonte de caracteres em textos. Com a ferramenta, usuários podem fotografar revistas, documentos e jornais para descobrir o tipo de letra utilizado durante a composição do texto.

A Roboto é a fonte padrão do Google desde 2011
Desde então, ela se transformou na fonte padrão do Android e do Chrome OS, além de ser uma das principais identificações visuais do Google e seus vários serviços, como o app Inbox e a Google Play Music.

Grande parte das fontes que utilizamos ao escrever um texto estão no formato TrueType (*. ttf) ou OpenType (*. otf).