Qual a força que comanda o universo?

Perguntado por: adias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A força gravitacional cria a arquitetura estelar do céu. Embora seja considerada a força fundamental mais fraca, ela é responsável pela queda dos objetos em direção à superfície da Terra, por manter a Lua girando em torno de nós e pela estrutura geral do universo.

Forças fundamentais da natureza

  • gravitacional;
  • eletromagnética;
  • forte;
  • fraca.

São as forças gravitacional, nuclear fraca, eletromagnética e nuclear forte. Cada uma delas age de maneira única, mas todas formam um tipo de mecanismo de interação entre partículas, e são responsáveis por reger o Universo que conhecemos… Por enquanto.

Em meio à infinidade de fenômenos físicos, existem quatro interações fundamentais envolvidas. Essas interações são forças, sendo elas: força gravitacional, força eletromagnética, força nuclear forte e força nuclear fraca. A atração mútua entre corpos em razão de suas massas é denominada força gravitacional.

A teoria do Big Bang está entre as mais aceitas na atualidade para explicar a origem e evolução do Universo. Sustenta que o Universo surgiu a partir de um ponto único - o átomo primordial - que se expandiu, causando um cataclismo cósmico inigualável a cerca de 13,8 bilhões de anos.

Essa grande concentração de matéria que arrasta as galáxias foi chamada de Grande Atrator, que se localiza a cerca de 200 milhões de anos-luz da Terra.

A primeira característica única da força da gravidade quando comparada as outras forças é que ela é bilhões de vezes mais fracas do que as outras. Outra característica é que a gravidade não é afetada pelo tempo, tampouco pela distância, ou seja, a gravidade deforma o espaçotempo mas não é afetada por ele.

Existem diferentes tipos de força na natureza, tais como a força gravitacional, força elétrica, força magnética, força nuclear forte e fraca, força de atrito, força de empuxo etc. As forças são grandezas vetoriais que, portanto, precisam ser definidas de acordo com seu módulo, direção e sentido.

Se a força forte não existisse a matéria que forma o Universo, tal como o conhecemos, também não existiria. Protons e neutrons não conseguiriam se formar. Nós, seres humanos, não poderíamos existir.

Yukawa

O trabalho pioneiro sobre as forças fortes foi realizado pelo físico japonês Yukawa em 1935, mas até meados da década de 1970 não havia uma teoria capaz de explicar os fenômenos nucleares. Foi então que surgiu a cromodinâmica quântica, a teoria que explica os fenômenos que ocorrem no interior do núcleo atômico.

Podemos detectar a matéria escura por meio da lente gravitacional, que constata mudanças na luz provocadas por objetos celestes distantes [5]. Os pontos luminosos fora das áreas coloridas são estrelas e galáxias que não fazem parte do Aglomerado da Bala (Crédito: raios-x: NASA/CXC/CfA/M.

Capaz de atuar em qualquer ponto do Universo, a força da gravidade faz com que os corpos em queda livre nas proximidades da superfície terrestre sofram uma aceleração de aproximadamente 9,8 m/s2, ou seja, sua velocidade de queda aumenta 9,8 m/s a cada segundo.

1 – Estrela de nêutrons
Isso seria como o valor de massa múltiplo do sol embalado à vácuo em uma área que alguém poderia atravessar em horas.

A Força Forte atua somente nos Quarks e, consequentemente, nas partículas formadas por eles, como os Prótons e os Nêutrons. Assim, essa força é responsável pela coesão dos núcleos atômicos. O Bóson que intermedia essa força é chamado de Glúon.

No mundo, existem quatro forças fundamentais: gravidade, eletromagnetismo, força nuclear forte e força nuclear fraca. Entretanto, um estudo conduzido por cientistas dos EUA está sugerindo que possa existir uma quinta força: a interação dos múons.

A ciência em geral aceita a teoria do Big Bang: o momento, há cerca de 13,8 bilhões de anos, no qual uma grande explosão de luz fez com que uma densa esfera da matéria se expandisse, tornando-se cada vez mais leve e diluída, gerando um Universo em expansão continua.

1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.

Ele inicia dizendo “Haja luz”, diferenciando o dia da noite. No segundo dia, Ele segue com a criação do céu, o dividindo das águas. No terceiro dia surge a terra e as árvores que irão fornecer os frutos. No quarto dia são criados o sol e a lua para que governassem o dia e a noite.