Qual a forma correta de corrigir os filhos?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Veja cinco dicas práticas que podem te ajudar:

  1. Só cobre da criança o que foi combinado. Tenha sempre em mente que para a criança ser cobrada, ela precisa primeiro saber que aquilo é errado. ...
  2. Aja de cabeça fria. ...
  3. Use as palavras certas. ...
  4. Corrija apenas por atos intencionais. ...
  5. Não corrija em público.

Não hesites em disciplinar a criança; ainda que precises corrigi-la com a vara, ela não morrerá. Castiga-a, tu mesmo, com a vara, e assim a livrarás do Sheol. A vara da disciplina e as palavras da repreensão dão sabedoria, mas o jovem abandonado à sua própria sorte envergonhará sua mãe.

É importante ressaltar que crianças que começam a responder estão sentindo emoções intensas que não são capazes de compreender, então se expressam da maneira que faz aliviar as emoções. Tente não gritar nem fazer ameaças. Respire fundo e conte de forma decrescente a partir do 20. Evite discussões em público.

Os filhos rebeldes que se arrependerem desfrutarão da salvação e de todas as bênçãos que a acompanham, mas a exaltação é muito mais do que isso. Ela precisa ser plenamente merecida. Saber quem será exaltado é uma questão que deve ser deixada para o Senhor em Sua misericórdia.

A correção é apropriada quando é baseada em amor em vez de condenação. A Bíblia diz em 1 Coríntios 4:14: “Não escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas para vos admoestar, como a filhos meus amados.” A corrreção é necessária para aqueles que querem crescer espiritualmente.

Dicas para Como Fazer seu Filho Obedecer

  1. Se conecte e depois direcione. ...
  2. Vá direto ao assunto. ...
  3. Faça disso um desafio. ...
  4. Troque os maus hábitos. ...
  5. Não só fale. ...
  6. Explique causa e consequência. ...
  7. Dê escolha. ...
  8. Mude o tom.

Hebreus 12:7-9 ARC
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos.

Quem não castiga o filho não o ama. Quem ama o filho castiga-o enquanto é tempo. Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão.” (PROVÉRBIOS 13 v.

Por que os filhos maltratam os pais? Os motivos podem ser muitos. Um deles pode ser entendido pela má educação dos pais. Por exemplo: o pai que faz as vontades dos filhos, e depois se recusa a lhes dar tudo o que querem, pode ser vítima de maus-tratos.

Uma intensa resposta a frustração – Para muitos pais, gritar é a resposta à uma frustração intensa. Como pai ou mãe, você é confrontado com muitas pressões e demandas conflitantes, e a frustração é comum. E quando seu filho continuamente o desafia, pode parecer impossível evitar os gritos.

5 dicas de como lidar com a desobediência: como educar filhos desobedientes

  1. 1 Entenda a raiz do problema.
  2. 2 Conecte-se com eles.
  3. 3 Incentive o comportamento positivo.
  4. 4 Faça combinados.
  5. 5 Procure ajuda psicológica.

Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”

Deuteronômio 21
18 "Se um homem tiver um filho obstinado e rebelde que não obedece ao seu pai nem à sua mãe e não os escuta quando o disciplinam, 19 o pai e a mãe o levarão aos líderes da sua comunidade, à porta da cidade, 20 e dirão aos líderes: 'Este nosso filho é obstinado e rebelde. Não nos obedece!

É possível que, em algumas situações a criança esteja sendo desobediente por ainda não estar pronta para entender o que deveria fazer ou ainda não teria capacidade cognitiva para absorver as solicitações de seus pais.

Ainda que seja um filho, a lei ordena que o tal seja morto. Se você é filho rebelde, saiba que maldizer, ferir com ações ou palavras, e desobedecer são pecados diante de Deus! E a bíblia diz que o pecado nos separa de Deus Is 59:2. E que o pecado gera a morte.

  1. ELOGIE SEU FILHO. ...
  2. FUJA DOS ANTIGOS HÁBITOS DE EDUCAR. ...
  3. SEJA O EXEMPLO. ...
  4. VEJA AS QUALIDADES POSITIVAS DA CRIANÇA. ...
  5. PREOCUPE-SE COM A HARMONIA DO SEU LAR. ...
  6. ENSINE A CRIANÇA A SER ÚTIL. ...
  7. ENSINE A CRIANÇA A AGRADECER.

Falar aos filhos com sabedoria é assumir o lugar de pai e mãe e não delegar essa função à escola, aos catequistas ou aos avós. É ter a firmeza necessária para ensinar o que é certo ou errado; é dizer o “não” quando necessário; é esperar o momento certo para falar, mas falar com seriedade e ternura.

É como aconselha a Bíblia (Provérbios 23:12): “Dedique à disciplina o seu coração e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento.” Ter disciplina é dominar o Elefante. É pautar-se em um propósito nobre a ser pronunciado em alto e bom som todas as manhãs, ao acordar.

Ainda conforme os especialistas, outro perfil propício a nunca admitir seus erros são aquelas pessoas com rasgos de personalidade narcisista. Esses, normalmente utilizam sua perspicácia para detectar os erros alheios e usá-los como um contra-ataque.

Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros. Quem esconde o ódio tem lábios mentirosos, e quem espalha calúnia é tolo.