Qual a forma correta de expressar?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Qual a forma correta de se expressar? A forma correta de escrita da palavra é expressar. A palavra espressar está errada. Devemos utilizar o verbo expressar sempre que quisermos referir o ato de se exprimir, ou seja, de se manifestar por gestos, palavras ...

Expressar-se bem, não quer dizer apenas se comunicar bem. Significa também, ouvir o outro, prestar atenção na sua fala e argumentos, respeitar sua opinião, dar respostas condizentes. Ao fazer isso, você possui embasamento para se expressar e expor o que pensa de forma estruturada.

Indicativo

  1. Presente. euexpresso-me. tuexpressas-te. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euexpressava-me. tuexpressavas-te. ...
  3. Pretérito Perfeito. euexpressei-me. tuexpressaste-te. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euexpressara-me. tuexpressaras-te. ...
  5. Futuro do Presente. euexpressar-me-ei. tuexpressar-te-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euexpressar-me-ia.

3 simbolizar, significar, lembrar, personificar, representar, referir, retratar, reproduzir, remeter, figurar, traduzir, resumir, constituir, emblemar, encarnar.

  1. Preste atenção na linguagem corporal. A sua postura na frente das pessoas diz muito sobre você. ...
  2. Certifique-se que sua fala tem começo, meio e fim. ...
  3. Conte histórias para encantar o leitor. ...
  4. Pratique a inclusão. ...
  5. Apaixone-se pelo tema da apresentação. ...
  6. Respeite as críticas e aprenda com elas.

Expressar-se é mais do que só falar. Para mim, expressar-se é explorar todos os recursos que temos a serviço da comunicação para levarmos nossa mensagem, nossa voz. Seu significado é: Expressar é um verbo que corresponde a AÇÃO de EXPOR alguma coisa, seja POR MEIO de PALAVRAS ou ATITUDES.

Verbo é uma classe de palavras variáveis em tempo, modo, número, pessoa e voz, que expressam ação, estado ou fenômenos da natureza. É uma das partes mais importantes da gramática por determinar a ocorrência fundamental na qual as demais palavras se relacionam.

A palavra “expresso” deve ser empregada depois dos verbos “ser e estar” (Exemplo: Em 2022, a vontade dos eleitores será expressa.). Com a sílaba final “do”, o vocábulo “expressado” é empregado depois dos verbos “ter e haver” (Exemplo: Apesar da voz rouca, João tinha expressado sua opinião.).

Para se expressar bem e ser compreendido, é importante conhecer seu público, falar com clareza, ouvir com atenção, usar exemplos e histórias, ser empático, usar feedback e praticar. Com essas dicas, você pode melhorar sua habilidade de comunicação e construir relacionamentos saudáveis e bem-sucedidos.

Dicas para apresentação oral

  1. 2 - Gesticule, mas com harmonia. Os gestos com as mãos podem ser aliados na hora de explicar tópicos da uma apresentação. ...
  2. 3 - Movimento deve interagir com os slides. ...
  3. 4 - Mantenha contato visual com a plateia. ...
  4. 5 - Fisionomia tranquila. ...
  5. 6 - Treine antes da apresentação.

Existem três modos verbais: modo indicativo - indica uma ação certa e real; modo subjuntivo - indica uma ação possível, mas incerta e dependente de outra; modo imperativo - indica uma ordem, um pedido, uma exortação ou um conselho.

Que não admite dúvidas; que não se pode discutir: ordem expressa.

Os verbos querer, mandar e deixar podem ser classificados como volitivos, pois expressam, em termos gerais, uma vontade do referente sujeito. São manipulativos quando têm seu complemento com sujeito diferente.

Diferença entre falar e comunicar
Segundo o dicionário, falar significa exprimir por meio de palavras, e já comunicar é transmitir uma mensagem, informação, ordem etc.

Expressado ou expresso. Etimologia (origem da palavra expressar).

Disse: 2 disse, proferiu, pronunciou, exprimiu, expressou, articulou, tagarelou, murmurou. Comunicou: 3 comunicou, conversou, papeou, dialogou, discutiu.

Use frases com “eu”: Faça uso de expressões como “eu quero” ou “eu preciso” para fazer afirmações simples e dizer seu ponto de vista. Evite exageros com palavras como “sempre” ou “nunca”. Tente falar com fatos, e não com julgamentos. Empatia: sempre tente entender a maneira com que a outra pessoa enxerga a situação.

Para a linguagem formal, tudo que é demais pode ser negativo. Evite usar uma linguagem robótica e deixe sua personalidade transparecer nas palavras. Lembre-se que ser formal não exclui a possibilidade de ser simples ao longo do seu discurso, então vá direto ao ponto e tenha clareza nos seus argumentos.