Qual a fórmula da área?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l). Para encontrar esses valores é importante analisar a forma da figura.

Área do triângulo
A = b*h/2, onde b é a base e h é a altura, ou seja, o segmento de reta que leva do vértice oposto à base até a base e forma um ângulo reto com a base.

Como o cubo é formado por seis quadrados congruentes, então, a área total do cubo é seis vezes a área de sua base.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

O perímetro é o comprimento do contorno de um polígono (figura plana e fechada), logo, para calcular o perímetro, basta somarmos a medida de todos os lados desse polígono.

O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40.

Em geral, para encontrar a área multiplica-se a base das figuras pela altura (h). Já no perímetro soma-se os segmentos de reta que compõem o contorno (lados).

Ambos são utilizados para medir uma figura em duas dimensões, porém focam em aspectos diferentes. Por exemplo: Área: se refere à medida total que uma figura ocupa no plano; Perímetro: é a soma dos tamanhos dos segmentos de reta, ou seja, dos lados da figura.

Tendo como exemplo um prisma reto, ou seja, todas as áreas das faces laterais congruentes, a fórmula da área lateral é: A1 = n . a, sendo “n” o número de lados e “a” face lateral.

Para calcular a área do losango, basta encontra o valor da metade do produto entre o comprimento da diagonal maior e o comprimento da diagonal menor.

As principais figuras planas são o triângulo, o círculo, o quadrado, o retângulo, o losango e o trapézio, e cada um deles possui uma fórmula para o cálculo da área. Vale ressaltar que a área é estudada na geometria plana, a geometria para objetos bidimensionais.

A área total de um paralelepípedo é calculada por AT = 2ab + 2ac + 2bc.

A área do cilindro (área total) corresponde a medida da superfície dessa figura, sendo calculada a partir da soma das duas bases mais a área lateral. Para tal, utilizamos a seguinte fórmula: área total = 2x área da base + área lateral.

O volume de um cubo depende da medida de sua aresta, consideramos apenas uma medida, pois o cubo possui todas as arestas de tamanhos iguais e seu volume é apresentado pela expressão V = a³, onde a corresponde à medida da aresta.

Área é a medida da superfície de uma figura plana.
Os principais polígonos são os triângulos, retângulos, quadrados, trapézios e losangos. A área é objeto de estudo da geometria plana, pois calculamos a área somente de regiões planas, ou seja, bidimensionais.

A área de uma figura geométrica plana é a medida da sua superfície. A área de um quadrado de lado l pode ser obtida ao multiplicarmos a medida do lado por si mesmo, resultando em área = lado x lado, ou área = l². Portanto, a área do quadrado é igual a 0,1849 m², tornando nenhuma das alternativas a correta.