Qual a frase mais famosa de Getúlio Vargas?

Perguntado por: rcrespo . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.

“Penso, logo existo” (René Descartes)
Uma das bases do pensamento ocidental e da ciência moderna, a mais famosa pontuação do matemático e filósofo francês René Descartes foi pela primeira vez afirmada em seu livro Discurso sobre o Método, de 1637.

Foi na tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, voltando de Santos que Dom Pedro exclamou a famosa frase: “Independência ou Morte! “.

Getúlio propunha, uma política de desenvolvimento a longo prazo, baseada num projeto nacionalista. O movimento que o apoiou , tinha o propósito de dar início ao projeto de resgaste da imensa dívida social deixada pelo império e a república velha.

Ordem e Progresso

Erramos, pois a frase escrita na bandeira do Brasil é “Ordem e Progresso”.

Dois dos principais acontecimentos na Era Vargas foram a Consolidação das Leis Trabalhistas e a censura impingida na mídia e na arte. Após a II Guerra Mundial, o cenário político, civil e os militares pressionaram Vargas para renunciar.

O "pai" dos pobres freou as liberdades individuais. Com certeza, Getúlio Vargas promoveu importantes reformas trabalhistas e sociais, mas estas não são obrigações do Estado? Na verdade, Vargas manobrou os indivíduos e imprimiu nas mentes dos sujeitos sociais a alienação.

Estado Novo (1937-1945)

  • Criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (agente de censura)
  • Industrialização do Brasil.
  • Criação da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT (jornada de trabalho, férias, regulamentação do trabalho da mulher)

Proletários de todos os países

Os proletários nada têm a perder nela a não ser suas cadeias. Têm um mundo a ganhar.”Karl Marx. A frase mais famosa de Karl Marx é “Proletários de todos os países, uni-vos!”, que representa a ideia de que os trabalhadores devem se unir em uma luta comum contra a opressão capitalista.

«Que estes dentes arranquem os piolhos do cabelo e da barba» – é a frase inscrita num pente de marfim de dois gumes datado de 1700 anos a.C. encontrado em Laquis (Israel), o que lhe confere o estatuto da frase mais antiga conhecida escrita numa língua que já utilizava o alfabeto mais antigo do mundo.

“O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; ele é o meu Deus, e eu lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei.” “O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.”

Assim, no dia 7 de setembro de 1822, há exatamente 201 anos, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”. E foi a partir da famosa frase que a independência do país foi declarada, transformando-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

"E viva o Brasil livre e independente!" gritou D. Pedro. Ao que, desembainhando também nossas espadas, respondemos: - "Viva o Brasil livre e independente!

Dom Pedro

Padre Belchior de Oliveira, conselheiro de Dom Pedro, estava lá em 1822 e no seu depoimento escrito, em momento algum, lembra-se do famoso “independência ou morte!”. Para o padre, Dom Pedro teria dito algo assim, “Nada mais quero com o governo português e proclamo o Brasil para sempre, separado de Portugal”.

Após tomar o poder a partir do golpe militar e fazer uma ditadura, Vargas tinha poderes praticamente ilimitados. Aproveitou deles para criar políticas de modernização do país, criando novos ministérios (Trabalho, Comércio, Indústria, Educação e Saúde) além de nomear interventores em cada estado.

Seu maior legado para o Brasil foi estabelecer as bases das principais indústrias. Em 1941, 1942 e 1953, foram criadas respectivamente a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Vale S.A. e Petrobras. Pertence ainda a Vargas o projeto embrionário que originou a Eletrobras, proposto em 1954 e consolidado em 1962.

Vargas chegou ao poder por meio de um golpe de estado, em um movimento conhecido como Revolução de 1930. Um grupo descontente com a continuidade dos mesmos representantes à frente do poder rebelou-se, em articulação com os militares, sagrando Vargas como presidente da república.

Concebido a partir de um conto de João Ubaldo Ribeiro, Deus é Brasileiro parte de uma premissa divertida: estafado depois de bilhões de anos sem tirar férias, o Todo-Poderoso finalmente resolve descansar e, para isso, precisa encontrar um Santo que ocupe Seu lugar durante Sua ausência.

Ordem e Progresso é a frase que está escrita na bandeira brasileira. A mensagem é o lema nacional desde sua formação e foi idealizada pelo filósofo Raimundo Teixeira Mendes em 1889. Na bandeira, ordem significa a defesa e manutenção de tudo que funciona de maneira positiva.

Na década de 70 e 80 no regime militar a frase era dita pelos presidentes Medici e Geisel por causa do crescimento brasileiro (“milagre econômico”) indicando que o Brasil era o país do futuro. Na época fazia parte do governo militar fazer propaganda política com frases ufanistas.