Qual a função do mestre de harmonia na maçonaria?
O Mestre da Coluna da Harmonia deve estar familiarizado com os rituais usados em sua Loja. Sua missão envolve um tempo de preparação razoavelmente longo, que consiste em procurar obras que melhor atendam aos efeitos buscados e prescritos nos Rituais.
Quem trabalha na maçonaria?
Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom. Os demais graus são trabalhados em corpos maçônicos específicos, a depender do rito maçônico adotado Mas todos os ritos maçônicos têm os três primeiros graus, que são trabalhados na Loja Simbólica.
Qual a finalidade que a Maçonaria espera alcançar com seus ensinamentos?
"A tarefa essencial da filosofia maçônica é irradiar a luz de nossos princípios e de nossos hábitos para melhorar a condição humana.
Qual o maior cargo na Maçonaria?
Quando provou suas habilidades, tornou-se um “companheiro de ofício” e, quando ganhou habilidade excepcional, era conhecido como “mestre de ofício”. Hoje, a Maçonaria Código moral é contada através das lições simbólicas desses graus. O posto mais alto na Maçonaria, então e agora, é o terceiro grau: Mestre Maçom.
O que o mestre de cerimônia deve falar?
Das diversas formas de linguagem verbal, o Mestre de Cerimônias, por seu caráter neutro e impessoal, de interlocutor entre palco e plateia, deve adotar a linguagem referencial, também neutra e impessoal, de modo a permitir sua atuação com vistas a excelência.
Quantos cargos existem na maçonaria?
Como você pode conferir nesta parte da reportagem, a maçonaria teve subdivisões e adaptações ao longo do tempo. Hoje, ela tem uma base comum, mas que depois evolui para mais de 50 hierarquias diferentes (os chamados Ritos).
Quem deve se sentar ao lado do Venerável Mestre?
Assim, deve se sentar à direita do Venerável Mestre o Secretário-Geral e à esquerda o Membro do Conselho Federal.
Quem pode ser Venerável Mestre?
O Venerável Mestre não é um mero administrador da Loja eleito para cumprimento de um mandato. Eleito dentre seus pares, é necessário que aquele que esteja investido neste cargo tenha a consciência que a sua função seja executada com toda proficiência, lealdade e zelo.
Qual o custo para entrar na maçonaria?
"Procuramos saber exatamente quem é para ter uma garantia de bons trabalhos." A taxa de iniciação da Glada, uma loja mista, é de R$ 750,00, valor restituído caso a inscrição não seja aceita.
O que significa o anel da maçonaria?
Um verdadeiro anel maçônico para homens é usado como um selo para validar a autenticidade de seu proprietário.
Qual a maior Loja Maçônica do Brasil?
Com aproximadamente 2.000 Lojas, cerca de 61.500 obreiros ativos, reconhecido por mais de 100 Obediências regulares do mundo, o Grande Oriente do Brasil é a maior Obediência Maçônica da América Latina.
O que se aprende na Maçonaria?
A Maçonaria ensina e pratica os princípios e os ideais da decência, honestidade, gentileza, honradez, compreensão e afeto.
O que é um maçom grau 33?
No Rito Escocês Antigo e Aceito existem 33 graus (sendo o 33º o mais alto grau - Soberano Grande Inspetor-Geral.) que devem ser percorridos. Os Graus Maçônicos podem ser separados em duas categorias: simbólicos e filosóficos.
Como identificar um DeMolay?
Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos; A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança; Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu.
Qual o segredo do Grau 33?
O grau 33º é realizado no Supremo Conselho e compreende que a razão e a verdade estão em harmonia com a sabedoria do Eterno e as aspirações da alma, tendo como auxílio a consciência e a inteligência que o leva ao axioma do maçom: ”Justo e Perfeito”.
O que é a maçonaria azul?
No final do século XVIII, haviam dois tipos de Maçonaria, a Maçonaria Azul na Inglaterra, conservadores, defensores da Monarquia Constitucional e parlamentar, cujo modelo era a Inglaterra e a Maçonaria Vermelha na França, revolucionários liberais e republicanos, favorável à emancipação completa. com a nova forma de ...
O que significa a cor vermelha na maçonaria?
Não havia nítida separação entre os irmãos maçons: muitos de tendência "vermelha", isto é, republicanos, achavam-se nas lojas "Azuis", rente aos monar- quistas, e vice-versa. Outros faziam-no por espionagem.