Qual a função do nível hierárquico estratégico?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Nesse nível é definido o objetivo global da organização a partir da análise do comportamento do consumidor – mais especificamente seu público-alvo, da realidade do mercado em que se encontra – de maneira geral, e, também, da sua posição nesse mercado diante da concorrência.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Dentro dos atuais contextos organizacionais da administração, os níveis hierárquicos são uma importante forma de definição de escopo administrativo, ou seja, os níveis hierárquicos são os responsáveis pela definição estratégica do administrador dentro da instituição.

Nível estratégico
Neste nível estão os profissionais responsáveis pela tomada de decisão sobre os objetivos e o planejamento em assuntos que envolvem o crescimento da empresa. CEOs, presidentes e diretores fazem parte do nível estratégico de uma companhia.

A hierarquia organizacional geralmente é definida de acordo com o tamanho da empresa. Assim, quanto maior ela for, mais cargos e funções ela terá. A hierarquia pode ser definida pelo empreendedor, pelo alto escalão ou em conjunto com o departamento de recursos humanos.

Se você ainda não sabe em qual nível hierárquico você se encontra, calma! É possível fazer isso por meio de uma autoavaliação. "Considere quanto tempo de experiência você tem naquela área, quais são suas competências técnicas e com que nível de autonomia você é capaz de executar o seu trabalho", explica Ana.

Planejamento, organização, direção e controle são os nomes dos quatro cavaleiros das funções administrativas. Se o empreendedor quer tomar as rédeas da sua empresa, precisa domar essas habilidades e ser estratégico nas suas decisões.

Observe que o conceito de hierarquia é utilizado em diversas áreas do conhecimento, por exemplo: hierarquia familiar, hierarquia urbana, hierarquia militar, hierarquia jurídica, hierarquia administrativa, dentre outros.

No contexto das organizações, são três os níveis de planejamento, isto é, planejamento estratégico, tático e operacional. O primeiro (estratégico) refere-se àquele conduzido pela cúpula da empresa, ou seja, por seus diretores. Em outras palavras, pelo nível mais elevado dentro da hierarquia da organização.

No topo da estrutura temos o chamado chefe, e quanto mais abaixo o nível estiver, maior o número de pessoas envolvidas.

Ele é uma visão do futuro e uma orientação para alcançar essa visão. No contexto das organizações, a estratégia é a forma como a organização planeja alcançar suas metas e objetivos, geralmente relacionadas ao crescimento, rentabilidade, participação de mercado, e posicionamento competitivo.

Na hora de criar ou evoluir o modelo da estrutura organizacional da empresa, é importante evitar a sobreposição de cargos e funções — ainda que o negócio tenha optado por um padrão que pratique a hierarquia. Para isso, deve-se deixar bem-definido para os colaboradores qual é o papel de cada um dentro da organização.

O campo Nível Hierárquico indica a localização de uma tarefa ou atribuição na hierarquia do projeto. O nível hierárquico é indicado por um número.

Nível Operacional
Esse nível abrange cargos como chefes de equipe, supervisores, etc. Nesse nível serão colocadas em prática todas as estratégias desenvolvidas, desde o planejamento estratégico e objetivos globais no nível estratégico, passando pela formulação dos planos de ação no nível tático.

As decisões tomadas no planejamento estratégico são de responsabilidade da alta administração da empresa. Na sua maioria pela Alta Direção, proprietário, CEO, presidente ou diretoria, isso depende de como a empresa distingue o nível hierárquico dos seus processos.