Qual a função do patrimônio líquido?

Perguntado por: rpimenta6 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

O patrimônio líquido é um indicador contábil que representa a diferença entre o ativo e o passivo da organização. Ou seja, o PL demonstra a subtração entre os bens e direitos que uma empresa possui em relação às suas obrigações.

Com relação ao patrimônio líquido, o objetivo principal é verificar a obediência não apenas às determinações legais, mas também às determinações estatutárias.

Ele mostra tudo que a empresa possui, o quanto ela deve a terceiros e a quantidade de capital investido nela. Após isso, passa a ser possível fazer um diagnóstico da saúde financeira do negócio. Esse patrimônio líquido seria relativo a valores que acionistas e sócios possuem na empresa em um determinado momento.

Realizar um controle de patrimônio garante aos gestores acesso a informações determinantes para o processo de tomada de decisões, reduzindo riscos e incertezas financeiras.

O patrimônio cultural material é formado pelo conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no País e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.

O Patrimônio Líquido representa o valor que os sócios ou acionistas têm na empresa, ou seja, a riqueza pertencente a eles, e é um componente extremamente importante do Balanço Patrimonial. Por isso, acompanhar sua evolução é indispensável para a organização compreender seu desempenho e sua situação financeira.

Portanto, o patrimônio líquido é aumentado pelas receitas e diminuído pelas despesas. Para os gestores, é importante saber o quanto a empresa ganhou e como ela ganhou.

Para ela, o Patrimônio Líquido faz parte do Passivo porque representa as obrigações que a pessoa jurídica assumiu quando recebeu o capital de seus proprietários, tornando assim possível suas atividades.

O Patrimônio é o objeto de estudo da Contabilidade. Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade. Abrange tudo aquilo que a pessoa tem (bens e direitos) e tudo aquilo que a pessoa deve (obrigações).

Controle do destino dos bens
Controlar tudo que você ganha. Esse é o principal benefício da contabilidade, sem dúvidas. Em uma gestão patrimonial, por exemplo, o primeiro passo a ser tomado é de análise dos bens e como são aplicados. É primordial ter clareza com relação a isso.

O que faz um Auditor? O auditor é o profissional que analisa com profundidade todos os processos da empresa, principalmente os que envolvem questões financeiras, contábeis e fiscais, para garantir que estejam em conformidade com a legislação.

O que é patrimônio empresarial e por que saber? O patrimônio empresarial diz respeito a todo o conjunto de valores ativos e passivos que uma empresa tem em seu nome, ou seja, aos seus direitos e também às suas obrigações.

O setor de patrimônio tem como funções:
Avaliar a conveniência de equipamentos novos, impedindo a aquisição dos que não tem necessidade ou menos apropriados à produção; Inspecionar e verificar o conserto e assistência de manutenção dos bens.

Investir em pessoas é também investir em lucratividade. Verdade: O maior patrimônio que uma empresa pode ter são seus colaboradores.

Dessa forma, cuidar do patrimônio da empresa é tarefa de toda entidade. Todos os profissionais devem conservar e fazer intervenções nos bens da instituição, sempre que necessário.

Quais são os principais tipos de patrimônio?

  • Patrimônio bruto. Patrimônio bruto é um sinônimo de ativo. ...
  • Patrimônio líquido. Já o patrimônio líquido é o valor real, uma vez que, além de considerar os ativos, ele leva em conta os passivos (obrigações). ...
  • Patrimônio de afetação.

Dentro da história e da arquitetura, o patrimônio se divide em duas categorias: os bens considerados materiais e os imateriais que juntos representam a identidade, cultura e história de um determinado povo.

O patrimônio histórico-cultural significa tudo aquilo que é produzido pela cultura de uma sociedade, tanto material quanto imaterialmente. Ele precisa ser preservado devido à sua grande importância científica e cultural, pois representa a riqueza cultural de um povo tanto para a comunidade quanto para a humanidade.

A palavra patrimônio vem do latim 'pater', que significa pai. É um conceito atrelado à noção daquilo que é passado como herança entre as gerações.

Quanto maior o patrimônio líquido, maior o valor da empresa. Para compreender melhor o conceito, e saber como calcular o patrimônio líquido, preparamos o artigo abaixo.