Qual a história da tâmara?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

A fruta é originária do Oriente Médio, onde há mais de 40 variedades. Antigamente, ela era sinônimo de riqueza. Nascida em palmeiras, para chegar à mesa, ela passa por porcessos de desidratação.

Além da questão religiosa, as tâmaras são vistas como símbolo de poder, fé e abundância. A tamareira é considerada a “Árvore da Vida e os muçulmanos consideram as tamareiras e seus frutos sagrados.

A Tamareira é o símbolo da perseverança e sua semente pode ficar anos sem germinar. O que tem afinal a matéria com a minha carreira profissional?

A tâmara é considerada um dos frutos mais doces do mundo e por muito tempo foi conhecida como o fruto da empatia, uma vez que a história nos conta que pela ordem natural das coisas, esta árvore demora de 70 (setenta) a 100 (cem) anos para começar a dar os seus primeiros frutos.

100 anos

Existe um ditado árabe que diz: "Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!". Isso porque, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos. Hoje em dia, com as técnicas de produções modernas, esse tempo é reduzido, mas o ditado é antigo e sábio.

No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.

A tâmara contribui para o bom funcionamento do intestino por ser rica em fibras, essenciais para prevenirem a prisão de ventre, além de beneficiar o trânsito intestinal. Essas substâncias também proporcionam saciedade e ajudam no controle do peso.

Um exemplo, é a tamargueira, um tipo de palmeira que vive no deserto. Existem vários tipos delas. Apesar de todas as condições climáticas desfavoráveis, a tamargueira sobrevive mesmo com as mais altas e baixas temperaturas, coisa que qualquer outra árvore simplesmente não aguentaria.

Essa história mostra bem o poder dessa frutinha no nosso organismo. Por isso, a tamareira é considerada uma árvore sagrada e mágica há milhares de anos nas regiões onde é cultivada. Aqui no Brasil, ela se desenvolveu principalmente na região nordeste, por conta do clima quente.

Traços gerais da personalidade nome Tâmara
Aventureira e ambiciosa, procura realizar-se através de atividades energéticas e desafiantes, mas que se traduzam, também, em benefícios para terceiros. Possui uma grande capacidade mental e espiritual que se traduz numa enorme consciência social e sacrifício pessoal.

As tâmaras são fontes de cálcio, potássio e magnésio, responsáveis por colaborarem com o crescimento e o bom desenvolvimento dos nossos ossos. As frutas também previnem a osteoporose, garantindo um envelhecimento saudável para o corpo.

  • Trigo: Chesed-Bondade.
  • Cevada: Guevurá-Severidade.
  • Uvas: Tiferet-Harmonia.
  • Figos: Netzach-Perseverança.
  • Romãs: Hod-Humildade.
  • Azeitonas: Yesod-Fundação.
  • Tâmaras: Malchut-Realeza.

Para Abraão, plantar aquela tamargueira solitária se tornou um símbolo profético de esperança futura e de sua reivindicação de fé à terra prometida de Deus. No contexto, Abraão cavou um poço e depois encontrou problemas com os direitos de propriedade sobre ele.

A Tamareira é um tipo de palmeira frutífera, possui folhas majestosas, um tronco grosso além de grandes cachos de frutas doces, a tâmara. Pode crescer até 25 metros de altura e sua copa alcança até 12 metros de largura, apresentando grandes e extensas folhas verdes em seu pico.

A recomendação pode variar de acordo com o seu perfil. Diabéticos e pessoas com alimentação restrita em açúcar não devem exceder a quantidade de 3 tâmaras por dia. Existem estudos que indicam 6 tâmaras diariamente para promover um melhor funcionamento intestinal.

A tamareira (Phoenix dactylifera) é proveniente do oriente médio. Trata-se de uma frutífera capaz de chegar a 35 metros de altura ao longo de 100 anos de idade.

A parada é dura, mas, segundo o Guinness, o “livro dos recordes”, o título vai para as mangas carabao – também conhecidas como mangas manila – cultivadas nas Filipinas. Tudo indica que esse país asiático tem excelentes condições para a produção de frutas doces.

Continuar lendo Quem é Tamara Rudge?