Qual a importância da cultura Goiânia?

Perguntado por: acortes2 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Vista como uma das culturas mais ricas do país, a cultura goiana está presente na literatura, arte e principalmente na cultura popular, compondo um vasto e diversificado universo de danças, festas, cultos, artesanatos, cantigas, folguedos infantis e culinária, entre outros aspectos.

Cultura de Goiás
A cultura goiana tem como influências o meio rural e os ritos religiosos. São manifestações culturais importantes de Goiás as Cavalhadas e a Festa do Divino, realizadas em Pirenópolis. Há ainda várias festejos e cortejos religiosos, realizados em cidades do interior goiano.

Além do artesanato, a culinária goiana tem pratos conhecidos e apreciados por muitos. Como o arroz com pequi e o empadão de Goiás. Há outras manifestações folclóricas localizadas, tipicamente de determinada região, como as Pastorinhas em Pirenópolis.

Como elementos culturais representativos de um determinado povo destacam-se: língua, crenças, comportamentos, valores, costumes, religião, folclore, dança, culinária, arte, dentre outros.

A cultura popular em Goiás é valorizada e mantida, principalmente, através das tradições e literatura oral nas áreas interiores do estado. O folclore goiano apresenta uma rica e bela mistura das culturas dos diversos povos que formaram a população brasileira (portugueses, índios e negros).

Com a criação de arraiais e vilas junto aos locais da mineração de ouro, era necessária a mão-de-obra para este labor. Para isto foram aprisionados os índios e importados os escravos negros. Assim se formou o povo goiano, herdeiro desta mescla de culturas.

O processo de construção da identidade sociocultural goiana se baseia na construção das ações do homem goiano, onde a cultura goiana foi sendo desenvolvida no meio rural, sendo um cotidiano voltado para as atividades no campo sobre tudo após a decadência do ouro.

Arroz com pequi, empadão goiano, galinhada, biscoito de queijo, pamonha e guariroba são alguns dos pratos e ingredientes típicos da cidade.

A expressão “patrimônio cultural” é utilizada para se referir a tudo o que foi produzido pelo ser humano e pode ser definido como parte da nossa cultura, incluindo obras materiais e imateriais.

A cidade de Goiás é testemunha da ocupação e da colonização do Brasil Central nos séculos XVIII e XIX. As origens da cidade estão intimamente ligadas à história das bandeiras que partiram principalmente de São Paulo para explorar o interior do território brasileiro.

Os traços arquitetônicos foram inspirados na Europa dos séculos XVIII e XVX. A diferença é que na Cidade de Goiá, as casas foram construídas em adobe e pau-a-pique. Pela qualidade de conservação, o conjunto se torna único no mundo e, por isso, recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

As manifestações culturais no espaço urbano podem ser representadas através da linguagem, música, dança, prédios pintados ou grafitados, teatro, ritmo de vida e costumes diferenciados, como demonstrados nas imagens abaixo.

São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada, no estado de Goiás; o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; além da culinária como o arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, Maria Isabel, entre outros.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

Sete manifestações culturais brasileiras: música, folguedos e danças populares. A diversidade e a riqueza da cultura popular brasileira são notórias nos quatro cantos do país. Manifestações ligadas à música, à dança e à religião são símbolo de resistência, da identidade e da história de diversos territórios e povos.

Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.

A cultura popular, composta pelo conjunto de costumes, crenças e valores de um povo, é fundamental para a construção e transmissão de sua história. [6]Desse modo, o folclore, a culinária e a religião carregam importantes traços do miscigenado povo brasileiro.

A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral. Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.

A cultura pop desempenha um papel importante na formação da identidade de muitas pessoas, ajudando-as a se conectar com outras que compartilham interesses e paixões semelhantes. Desse modo, além de aspectos isolados, a cultura pop costuma moldar o modo como determinada geração pensa e age perante os desafios do mundo.

Relativo ou pertencente ao estado brasileiro de Goiás ou à cidade brasileira de Goiás.

Foi fundada em 1727, por Bartolomeu Bueno da Silva Filho (apelidado de o Anhanguera), com o nome de Arraial de Sant'Anna. Em 1739, tornou-se Vila Boa de Goiás em homenagem a Bartolomeu e aos índios Goyazes, que já habitavam o território. A cidade foi a capital do estado de Goiás desde a sua fundação até o ano de 1937.