Qual a importância de estudar a lógica?

Perguntado por: odamasio5 . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

O estudo da lógica pode ser bastante útil para nos ajudar a fundamentar nossas próprias conclusões ou mesmo para analisar a validade dos argumentos de outros. Desta forma ela serve não somente ao mundo acadêmico mas também é bastante útil como uma ferramenta para o exercício do raciocínio crítico no dia-a-dia.

O estudo da Lógica é importante para aguçar ou desenvolver a nossa capacidade de raciocínio. Nesta perspectiva, estudamos a Lógica Matemática para aprender a interpretar problemas e pensar mais rápido.

Pela sua importância na Matemática e pelo seu caráter interdisciplinar, a Lógica pode ser utilizada para auxiliar o processo de ensino- aprendizagem de Matemática, não somente em relação ao simbolismo ou a fundamentação do campo, mas também na estruturação do pensamento.

O uso da lógica na pesquisa facilita a fundamentação nas conclusões das investigações, nos dados obtidos, aumentando-se assim tanto a inteligibilidade do relatório quanto a credibilidade das conclusões. Além disso, a lógica ajuda o indivíduo a aprimorar seu raciocínio, ao refletir sobre suas ideias.

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

A lógica é frequentemente dividida em três partes: o raciocínio indutivo, o raciocínio abdutivo e o raciocínio dedutivo.

Os três princípios básicos da lógica. Um raciocínio precisa estar alinhado com três princípios básicos para que possa ser considerado lógico. Esses princípios são: princípio da identidade, princípio da não contradição e princípio do terceiro excluído.

Apresente jogos de sequência lógica e tabuleiro
É possível trabalhar com cores, animais, personagens, números, entre outros elementos. Além dos jogos de sequência lógica, aqueles de tabuleiro como dama, xadrez, campo minado, batalha naval, entre outros, também favorecem o raciocínio lógico.

"O estudo da lógica é o estudo dos métodos e princípios usados para distinguir o raciocínio correto do incorreto." "A lógica trata de argumentos e inferências.

Ajuda a resolver os problemas do dia a dia
Organizar os pensamentos para tomar uma decisão equilibrada e coerente é fundamental para resolver um problema cotidiano. Quando uma criança aprende isso, maiores as chances de que ela se torne um adulto mais responsável.

A lógica de programação é importante porque é ela quem nos dá as ferramentas necessárias para executar o processo mais básico no desenvolvimento de alguma aplicação: a criação de seu algoritmo.

A palavra lógica pode denotar tanto um conjunto de regras racionais para a obtenção de um conhecimento quanto a área da filosofia que estuda a validade formal das proposições linguísticas e matemáticas.

O objeto da lógica é a proposição, uma proposição é constituída por elementos que são seus termos; substância; quantidade; qualidade; relação; cugar; tempo; posição; pose; ação; paixão ou passividade. São elas a extensão e a compreensão.

A história da Lógica tem início com o filósofo grego ARISTÓTELES (384 - 322a. C.) de Estagira (hoje Estavo) na Macedônia. Aristóteles criou a ciência da Lógica cuja essência era a teoria do silogismo (certa forma de argumento válido).

As Leis da Lógica
A lógica, por separar quais argumentos são bons e ruins, deve fazê-lo com base em certas leis objetivas, estas são as chamadas “leis da lógica”, sendo as clássicas a lei da não-contradição, a lei da identidade e a lei do terceiro excluído.