Qual a importância do orientador?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Esse profissional zela pela formação dos alunos como cidadãos, ajuda os professores a compreender os comportamentos das crianças e cuida das relações com a comunidade. Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico.

Nas escolas, o orientador tem como função dar um acompanhamento pedagógico — o que também significa dizer apoio psicológico e, até certo, ponto emocional — mais individualizado a cada aluno.

O Orientador Educacional tem um papel super importante dentro da escola e principalmente na Inclusão, pois auxilia no processo adaptação, orientação na busca da interação professor/aluno, e também de ajudar o aluno na busca de conhecimento para sua vida.

Ser um apoio e auxílio para os alunos
Esse profissional atua em conjunto com os professores e coordenadores para garantir o bem-estar dos alunos. Também é ele que cultiva possibilidades para que todos os estudantes tenham o que precisam para se desenvolverem como cidadãos e aprimorarem o seu conhecimento.

Qual o papel do professor orientador da instituição de ensino? O professor orientador deve ser da área a ser desenvolvida no estágio, e será o responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário (inciso III, art. 7º da Lei 11.788/2008).

A orientação escolar é um conjunto de ações elaboradas para promover a integração de todas as partes envolvidas nesse processo, de modo a fomentar o desenvolvimento dos alunos em cada um de seus aspectos.

O papel do orientador educacional é:
Desenvolver relacionamento e confiança com os pais; Promover um espaço favorável para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais; Identificar dificuldades de aprendizagem e auxiliar os alunos; Propor adaptações curriculares para alunos que tenham necessidades especiais.

O bom orientador deve dispor de algumas características pessoais que facilitem sua comunicação com os orientandos. Ele deve inspirar o aluno e ser um entusiasta na pesquisa, além de ser respeitoso e altruísta.

O que é preciso para ser orientador vocacional? Se você é um diplomado em Pedagogia, Gestão da Educação e Psicologia você pode se especializar na área de orientacao educacional e escolar. Somente com diploma Latu Sensus, isto é, diploma de pós graduação é possível atuar na área de orientacão escolar.

Qualquer pessoa, independentemente de sua formação universitária, pode ser um Orientador Profissional, apesar de serem os Psicólogos os profissionais que majoritariamente aplicam o processo de OP.

Ainda sobre a função do orientador educacional, Grinspun observa: O principal papel da Orientação Educacional será ajudar o aluno na formação de uma cidadania crítica, e a escola, na organização e realização de seu projeto político pedagógico.

apoiar o processo de integração entre a escola, a família e a comunidade ensino; intermediar interesses e conflitos entre professores, alunos, direção e familiares; orientar os estudantes em seu desenvolvimento, considerando a formação de valores, atitudes, emoções e sentimentos.

Orientador e aluno devem estar em contato, mas não há uma periodicidade determinada. Segundo Vladimir Pinheiro do Nascimento, pró-reitor de pós-graduação da UFRGS, o mais comum são reuniões semanais. - O que não pode é o aluno querer falar com o professor e nunca conseguir - diz.

As competências especializadas referem-se a: diagnóstico, orientação educacional, desenvolvimento de carreira, aconselhamento, administração da informação, consulta e coordenação, pesquisa e avaliação, gestão de programas e serviços, construção da capacidade da comunidade e colocação.

Seu papel é propiciar a reflexão, o autoconhecimento e a ampliação do entendimento do mundo do trabalho, para que os estudantes tenham mais elementos para fazer escolhas com menos ansiedade e mais segurança.

Palestras, entrevistas, grupos de estudo, reuniões, observação, orientação individual, entre outras, são profícuas no trabalho desenvolvido pelo Orientador Educacional. Instrumentos são as formas de registro, como: Fichas de Observação, Questionário Informativo, Roteiro de Entrevista, entre outros.

Assim, enquanto a atuação do coordenador pedagógico é mais próxima dos professores, o orientador educacional é uma espécie de mediador que auxilia na articulação entre docentes, alunos e pais.

Orientação é um desporto reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) onde o atleta, de forma individual, tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, tendo como obrigação a passar por determinados pontos selecionados no terreno chamados de Pontos de Controle (PC) e ...