Qual a importância e influência das manifestações sociais?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Movimentos sociais têm grande relevância na formação de uma sociedade democrática. Como mencionado, eles geralmente dão voz para pessoas que estão, de alguma forma, excluídas do contexto social. Além de garantir os direitos desses indivíduos, esses movimentos contribuem para tornar a sociedade mais plural.

Manifestação é um ato coletivo em que os cidadãos se reúnem publicamente para expressar uma opinião pública. É habitual que se atribua a uma manifestação um êxito tanto maior quanto maior o número de participantes. O objeto das manifestações são, em geral, tópicos de natureza política, econômica e social.

Os movimentos sociais são portanto educativos, mais precisamente, ao questionarem as estruturas sociais por meio de suas ações, lutas, organização coletiva. Ao colocarem as pessoas em movimento, em outras circunstâncias e relações, possibilitam alterar a direção da educação.

Diante disso, as manifestações culturais têm o essencial papel de dar identidade ao país. Contudo, sem o devido contato com as características étnicas, os corpos sociais pertencentes a cada órgão cultural do Brasil tendem a permanecer na minoritariedade e sem oportunidades para a dispersão.

Características dos Movimentos Sociais
Ações coletivas; Organização de passeatas, greves, denúncias e marchas; Manifestações que podem ou não ser pacíficas; Revolucionários ou reformistas.

Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos. Os primeiros movimentos sociais visavam resolver os problemas de classes sociais e políticos, como a ampliação do direito ao voto.

Movimentos sociais têm grande relevância na formação de uma sociedade democrática. Como mencionado, eles geralmente dão voz para pessoas que estão, de alguma forma, excluídas do contexto social. Além de garantir os direitos desses indivíduos, esses movimentos contribuem para tornar a sociedade mais plural.

Mais do que ir às ruas defender uma causa, os movimentos sociais são grupos organizados por indivíduos da sociedade que cumprem papéis sociais relevantes para nossa democracia.

Um movimento social é uma forma de expressão da sociedade civil, por meio da qual os cidadãos participantes buscam, em ações coletivas, alcançar diversos tipos de mudanças na sociedade. Isso acontece por meio de debates políticos e manifestações.

Tipos de manifestação

  • Denúncia: Comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo. ...
  • Reclamação: Demonstração de insatisfação relativa a serviço público. ...
  • Solicitação: Requerimento de adoção de providência por parte da Administração. ...
  • Sugestão: ...
  • Elogio:
  • Revolta da vacina, de 10 a 16 de novembro de 1904 (República Velha) ...
  • Greves operárias do início do século 20. ...
  • Passeata dos 100 mil, 16 de junho de 1968, no Rio de Janeiro. ...
  • Comícios das Diretas Já (1984) ...
  • Impeachment de Collor (1992) ...
  • Protestos contra o aumento da passagem (2013)

De modo geral, estar em movimento melhora muito a qualidade de vida. Além de todos os benefícios citados, os exercícios físicos ainda favorecem a interação social e o desempenho no trabalho e nos estudos, por aumentar a velocidade de reação e a memória.

Os movimentos são de grande importância biológica, psicológica e social, sendo fundamentais para a aprendizagem e para o desenvolvimento humano.

Como eles funcionam? Os movimentos sociais são organizados por meio de um conjunto de pessoas que buscam uma força de reivindicação mais ampla, com um objetivo comum. Então, eles surgem de uma iniciativa pública, e é motivado principalmente pelas injustiças e desigualdade social.