Qual a lei que proíbe criar galinha na cidade?

Perguntado por: uvasques . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4 / 5 14 votos

Pela Lei 3459, de 06 de julho de 2011, fica proibida a criação, manutenção e a engorda de galinhas, porcos, abelhas, pombos, animais selvagens, cavalos, vacas e muares na zona urbana. O veto, porém, não vai se estender às áreas de propriedades de instituições militares e nem a hospitais veterinários.

Art. 1º - Fica permitida e autorizada a criação, desde que soltas, nas áreas de terreno das habitações urbanas localizadas no perímetro urbano do Município, de até 03 (três) exemplares de galinha caipira ou galinha de granja.

Manter galinheiros dentro da área urbana é proibido e pode acarretar em multa com valor a partir de R$ 500.

Documentação em comum para todos os casos
Declaração do médico veterinário como responsável pelo estabelecimento avícola. Planta baixa das instalações. Documento comprobatório da qualidade microbiológica da água. Cadastro no órgão estadual de defesa sanitária animal.

A atividade de Avicultura será licenciada através de Licenciamento Ambiental Ordinário (LP, LI e LO), quando: - Houver necessidade de supressão de vegetação nativa; - Não se enquadrar para o recebimento da DCAA.

A criação de galinhas, gansos e outras aves em locais inadequados, como fundos de quintal, podem ocasionar problemas como mau cheiro, moscas e perturbação do sossego. “Algumas doenças estão ligadas a animais que as pessoas costumam criar no próprio quintal, como a leishmaniose, por exemplo.

Em primeiro lugar, veja com as autoridades locais para garantir se são permitidas galinhas onde você mora. O ideal é que se tenham no mínimo três galinhas, pois essas aves precisam da companhia.

A recomendação do juiz para quem se sente incomodado é tentar contornar a situação amigavelmente antes de procurar a Justiça, o que dificilmente acontece. Ao invés do caminho pacífico, as pessoas incomodadas preferem arcar com prejuízos ou mesmo fazer com que o dono do animal perceba o incômodo de outra forma.

As denúncias a respeito da criação de galinhas na área urbana poderão ser registradas através do telefone da Ouvidoria da Saúde: 0800 643 7744.

Art. 366. É proibida a criação e a manutenção de animais da espécie suína, bovina, equina, frangos, coelhos e outros animais em zona urbana.

Use canela, alho, pimenta-do-reino, sal e misturas desses ingredientes no jardim. A maioria das galinhas não gosta do cheiro forte desses temperos e passam a evitar qualquer área que transmita tais odores.

O galinheiro deve receber cinco aves por metro quadrado. Também é ideal que exista ventilação no galinheiro. Em dias quentes, o sofrimento pode ser grande. Uma abertura pode ajudar a dispersar gases tóxicos e a poeira.

Entre as doenças causadas pelas bactérias do gênero Salmonella, o tifo aviário e a pulorose são as mais comuns, esta última em aves mais jovens. As salmoneloses devem ser identificadas por meio de exames laboratoriais.

ideal é de 1 galo para 17 galinhas. aves.

Disponibilize um espaço
Para isso, você precisa ter disponível cerca de 6 m², pois o ideal é criar, no mínimo, três galinhas. Esse ambiente deve possibilitar a entrada de luz solar, como também deve ter alguma sombra; sem falar na terra com a qual elas sempre devem estar em contato.

Se houver apenas um galo em um galinheiro, este ocupará o primeiro lugar na hierarquia , sem discussão. As galinhas estarão imediatamente um degrau abaixo na categoria. Se o galinheiro, por outro lado, não tem galo, serão as galinhas quem determinarão sua própria estrutura hierárquica.

As aves silvestres que fazem parte da fauna do país e precisam de registro são os papagaios-verdadeiros Amazona aestiva, o pássaro-preto Gnorimopsar chopi, entre outros. Um exemplo de ave exótica é o periquito-real do gênero Agapornis, que são africanos e entraram na lista das exigências de registro recentemente.

A única forma de ter um animal silvestre legalizado é adquiri-lo de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.

A lei exige a proibição de gaiolas e estabelece que as aves tenham mais espaço, além de melhores condições no ambiente, como áreas de descanso, poleiros, substratos para arranhar, ninhos e banhos de areia.

Fala um cadastro no Ibama
Isso pode ser feito no próprio site do instituto, por meio do serviço Sistema Nacional de Gestão da Fauna Silvestre (SisFauna). Lá, você deve escolher qual sua categoria: se sua criação for de pássaros, por exemplo, sua categoria será a 20.13, de criador de passeriformes silvestres nativos.

Galinha caipira é o termo usado na culinária brasileira para se referir ao galináceo doméstico criado solto em quintais e fazendas, em contraste com o de criação industrial ou de granja.