Qual a letra para alfabetizar?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 2 de maio de 2023
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No caso da alfabetização, a letra bastão apresenta maior facilidade, pois ela é mais separada. Na percepção visual do pequeno, a bastão é mais convidativa, mas, depois de estimulada, as crianças tendem a ir para a letra cursiva.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético. Neste artigo, vamos detalhar cada um desses níveis e mostrar quais são suas características.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos. ...
  2. Mostre quais são as vogais. ...
  3. Apresente o alfabeto. ...
  4. Mostre a ordem da leitura. ...
  5. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  6. Estimule dentro de casa. ...
  7. Dê o exemplo. ...
  8. Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar.

Ações simples, como ler uma historinha antes de dormir, usar letras nas brincadeiras, oferecer gibis ou livros, além de realizar brincadeiras como escrever listas ou cartinhas e desenhar, são ótimas opções para estimular as crianças no processo de alfabetização e aprendizagem.

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som. Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.

- Nível alfabético
Neste nível a criança estabelece correspondência entre fonema e grafema. Ela compreende que a sílaba pode ter uma, duas ou três letras. A princípio, tem dificuldade na separação das palavras quando escreve um texto.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

A escrita é uma representação gráfica com significados. Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

Dicas de alfabetização

  • Clube da leitura e contação de histórias. Quem já ouviu aquela famosa frase: “Quem lê bem, escreve bem?”. ...
  • Jogos de caça-palavras e palavras-cruzadas. ...
  • Trava-línguas. ...
  • Jogos de ritmo e rima. ...
  • Explore os sons das palavras. ...
  • Aprendendo com música. ...
  • Embaralhando as palavras.

A letra bastão é melhor compreendida pelas crianças, elas aprendem mais fácil com elas, por serem simples, com linhas retas. O ideal é ensinar a letra cursiva depois que a criança já está alfabetizada, para que ela possa se dedicar ao desenho da letra sem ter que se preocupar em construir palavras.

Faça atividade de reconhecimento de vogais
Uma boa ideia é confeccionar cartões com cada vogal e colocá-los em um local de fácil visualização, por exemplo, no quarto ou no ambiente de estudo. Dessa forma, é possível memorizar as vogais e estimular a criança a colocar em prática o que ela aprendeu.

É nesta etapa que o aluno aprenderá a ler e escrever, preferencialmente logo no primeiro ano do Ensino Fundamental 1. Ele também terá contato com exercícios matemáticos (adição, subtração, multiplicação e divisão), teorias da biologia, ciências humanas e estudos artísticos.

Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado. Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada.

Podemos dizer que uma pessoa alfabetizada é aquela capaz de ler e escrever no sistema alfabético vigente. Ela conhece todas as letras, sabe formar sílabas e, com elas, sabe formar palavras e frases. Essa etapa do ensino abre as portas para todas as outras.

A abordagem fônica é, de longe, o meio mais eficaz para alfabetizar. Isso porque ela contempla muitos dos componentes essenciais para a aprendizagem da leitura e da escrita.

Afinal, como ensinar o alfabeto para crianças?

  1. Explorar os sons das letras. Ensinar a pronúncia correta das letras e explorar ao máximo os sons também faz parte do processo de alfabetização. ...
  2. Realizar associações. ...
  3. Usar músicas. ...
  4. Ensinar letra a letra. ...
  5. Utilizar atividades e jogos.

E qual a diferença entre etapa alfabética e ortográfica? Na etapa alfabética, as crianças fazem as construções transparentes entre fonema e grafema. Já na etapa ortográfica, os alunos começam a construir, através do ensino explícito, as regras, memorizar palavras e fazer relações.

– Silábico-alfabética:
Como o próprio nome sugere, durante essa fase a criança passa pela transição da etapa silábica para a alfabética. É durante essa fase que a criança começa a entender que as sílabas possuem mais de uma letra.

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.