Qual a lição da formiga?

Perguntado por: umuniz2 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

As formigas nos deixam uma lição muito forte, elas sabem viver em comunidade e com as diferenças, cada uma com sua função na colônia, que tem tanta importância como qualquer outra. Isso significa que elas se conhecem, se organizam, preservam e vivem de acordo com os seus 'valores'.

A formiga é pequena, mas sua função na natureza é muito importante. Remove as camadas do solo levando nutrientes do fundo para cima, e vice-versa. Assim, deixa a terra saudável. Quando passeia pelas flores, espalha o pólen para nascer novas plantas.

Principais símbolos das formigas: cooperação, trabalho árduo, planejamento, vida em comunidade, persistência, perseverança, fertilidade e proliferação.

Ainda segundo Feitosa, elas podem agir como polinizadoras, dispersoras de sementes, servem de alimento para outros organismos, entre outras tantas funções. No estudo, foram identificadas mais de 230 espécies de formigas, cem delas são novas para a ciência.

O que a parábola da formiga desmotivada tem a nos ensinar
A parábola nada mais é do que um relato do que acontece em inúmeras empresas atuais: colaboradores produtivos começam a se sentir desmotivados por conta de uma falha na liderança.

A formiga. Este animal invertebrado é o inseto com maior massa cerebral. Tem uma grande capacidade de aprendizagem e um senso de ensino comum. Segundo um estudo da Universidade de Bristol, as formigas ensinam umas às outras o caminho que devem percorrer para encontrar comida.

6 Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! ajunta o seu alimento.

Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. O significado do texto é bem claro: precisamos aprender com as formigas, coisas como sentido de dever, dedicação, precaução, cumprimento de prazos, etc.

Eles têm o super poder da força!
As formigas são extremamente fortes. Elas têm a capacidade de transportar entre 10 e 50 vezes seu próprio peso corporal! A quantidade que uma formiga pode transportar depende da espécie. Uma espécie asiática de formiga pode levantar até 100 vezes a sua própria massa!

Proponha que as crianças pesquisem se as formigas realmente comem açúcar e onde conseguem os alimentos. Partindo das respostas delas, coloque o algodão umedecido com água e açúcar no pote da esquerda, junto com as folhas e as flores, que devem ser substituídas por novas semanalmente para não mofar.

Assistimos ao desenho animado “Vida de Inseto” para as crianças familiarizarem-se com a vida no formigueiro e com os hábitos das formigas e para incentivar a pesquisa. Observamos o trabalho das formigas dentro do formigueiro, a cooperação entre elas e sua forma organizada de sociedade e alimentação.

A comunicação entre as formigas é realizada através de substâncias químicas chamadas de feromônios. Com suas antenas, elas detectam feromônios deixados nas trilhas, ao redor do formigueiro, ou presentes no corpo de outras formigas.

Características Gerais
Anatomicamente, as formigas apresentam três pares de pernas, um par de olhos compostos, um par de antenas e um par de mandíbulas. O par de mandíbulas compõe o seu aparelho bucal mastigador, essencial para o seus hábitos de vida. Quanto à alimentação, pode-se dizer que varia conforme a espécie.

Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.

Enquanto as formigas-rainha são as responsáveis pela reprodução na colônia, as formigas-operárias buscam alimento e trabalham para a manutenção da comunidade.

Veríamos de forma imediata, um grande acúmulo de animais mortos no chão, perdendo-se grande parte da biodiversidade do planeta. As plantas que fornecem alimentos e abrigo para recompensar as formigas desapareceriam e o efeito imediato do desequilíbrio ecológico seria ampliado a partir daí.

1. Abelhas. Não é segredo que as abelhas são vitais para o planeta, e foram, inclusive, declaradas a espécie mais importante na Terra pela Royal Geographic Society, um instituto de geografia do Reino Unido.

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

Para entender a parábola, precisamos perceber que há um paralelo entre o pai da história e Deus. Todos nós somos filhos de Deus e, assim como o filho pródigo, quando nos desviamos do nosso caminho para saciarmos nossos desejos imediatos, estamos abandonando nosso pai.