Qual a língua que se fala no Vaticano?

Perguntado por: avilela9 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

italiano

O italiano, a língua no Vaticano, vai se tornar a língua oficial no sínodo, disse ele. Em sínodos passados, o latim era a língua oficial de documentos para as reuniões e alguns dos participantes escolhiam falar em latim. O Papa decidiu fazer a mudança a fim de agilizar o processo, disseram autoridades.

O Estado da Cidade do Vaticano, como o conhecemos hoje, nasceu em 1929, após o Tratado de Latrão com a Itália. Esse acordo entre a Santa Sé e Benito Mussolini reconheceu a independência e a soberania do Vaticano e regulamentou as relações civis e religiosas entre a Igreja e a Itália.

Outro motivo para a preservação desse idioma é a de que através do latim se pode ter contato com a vasta herança da Igreja Católica ao longo dos séculos de história e “descobrir que este mesmo idioma foi durante muito tempo o meio de diálogo entre a Fé e a Razão”.

É usado para se referir a alguns poucos poliglotas que dominavam mais de seis idiomas. De acordo com o britânico, uma pessoa consegue falar de 50 a 100 línguas, mas o mais comum é que sejam aprendidas, no máximo, seis.

Papa Francisco – domina 8 línguas
Naturalmente, o pontífice também fala latim, a língua oficial do Vaticano.

O Vaticano a adota como sua língua, sendo o único país do mundo a utilizá-la. O Rito Romano da Igreja Católica tem o latim como sua língua oficial.

A longa decadência do Império Romano do Ocidente, no século 5, marca o início do fim do latim.

Pater noster, qui es in caelis, sanctificetur nomen tuum. Adveniat (veniat) regnum tuum, fiat voluntas tua, sicut in caelo et in terra. Panem nostrum cottidianum (supersubstantialem) da nobis hodie.

católica romana

Divisão administrativa: Santa Sé e Cidade do Vaticano. Idiomas: italiano e latim (oficiais). Religião: católica romana.

A Santa Sé, apesar do 'pedestal' do estado do Vaticano, não é realmente um estado. Não tem impostos nem dívida pública. Conta com o rendimento de seus bens e, sobretudo, com as ofertas dos fiéis. A tendência disso está ligada à opinião pública dos católicos.

O valor total das propriedades é estimado em US$ 12 bilhões. "A Igreja Católica é um poder financeiro, mas não tem poder econômico porque é tudo descentralizado com as dioceses e paróquias", diz o historiador de religião francês Odon Vallet.

aramaico

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico.

país: O Vaticano

A língua latina é muitas vezes usada por lingüistas e cientistas. E, na verdade ainda é a língua oficial de um único país: O Vaticano, embora a forma com que a língua é falada seja muito diferente da forma antiga. Algumas pessoas também usam o latim para traduzir escritos romanos ou objetos antigos.

A palavra “poliglota” tem origem na união de dois termos gregos: “polý”, que significa “numerosas”, e “glossai” ou “glottai”, que quer dizer “línguas”. Assim, poliglota é a pessoa que fala muitas línguas. Para ser considerado um é necessário dominar vários idiomas, sabendo ler, escrever, falar e compreender todos eles.

O significado de poliglota é aquele que fala três idiomas ou mais com proficiência. Dessa forma, quando se fala duas línguas é bilíngue – acima disso, seu filho faz parte do grupo das pessoas poliglotas.

Quem fala três línguas pode ser chamado de trilíngue. Um poliglota fala, pelo menos, quatro idiomas diferentes. Um brasileiro que fala, além do português, espanhol e inglês, por exemplo, é uma pessoa trilíngue.

Português

A língua portuguesa, também designada português, é uma língua indo-europeia românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

Segundo a revista Focus, Ziad Fazah, um homem da Libéria, na África, que hoje vive aqui no Brasil, é capaz de falar 59 línguas diferentes.