Qual a linha imaginária que divide a Terra em leste e oeste?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

MERIDIANO DE GREENWICH

O meridiano de valor zero, também chamado de MERIDIANO DE GREENWICH, divide o planeta em duas regiões: LESTE à direta e OESTE, à esquerda.

A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o globo terrestre horizontalmente em dois hemisférios: hemisfério norte (boreal ou setentrional) hemisfério sul (austral ou meridional)

No caso da Terra representada nos mapas, o Equador é o principal paralelo. Ele também divide o globo em dois hemisférios. O hemisfério Norte corresponde à metade do globo localizada acima da linha do Equador, e o hemisfério Sul é a metade que está abaixo do Equador.

Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste. Paralelos e meridianos são definidos por suas dimensões de latitude e longitude, respectivamente. Os paralelos nos indicam a latitude, que é a distância, em graus, da linha do Equador até o paralelo de um determinado lugar.

Uma das funções básicas dessa linha imaginária é dividir o planeta em dois hemisférios idênticos. Os nomes dos hemisférios dizem respeito à sua posição, sendo: Hemisfério Norte – Também chamado de Boreal ou Setentrional; Hemisfério Sul – Também chamado de Austral ou Meridional.

Horizonte - linha imaginária que separa a terra ou o mar do céu.

O principal paralelo é a Linha do Equador, que possui 0º de latitude. Já o principal meridiano é o de Greenwich, que possui 0º de longitude. A) hemisfério norte.

O Meridiano de Greenwich recebe esse nome porque atravessa o Observatório Real de Greenwich, localizado no bairro Greenwich Park, na cidade de Londres, capital da Inglaterra.

O paralelo principal, a linha do equador, foi traçado a igual distância dos pólos e divide a Terra horizontalmente em duas partes iguais: o hemisfério Norte, também chamado setentrional ou boreal, e o hemisfério Sul, também chamado meridional ou austral.

Meridiano de Greenwich é o principal meridiano do planeta. Com base nele calculamos os fusos horários e dividimos o globo em dois hemisférios: Leste e Oeste. O Meridiano de Greenwich foi assim denominado graças ao bairro inglês que tem esse nome.

A América do Sul está localizada na porção centro-sul do planeta Terra. Desse modo, ela é cortada, mais ou norte, pela Linha do Equador, e, mais ao sul, pelo Trópico de Capricórnio.

Tanto o continente africano quanto o Brasil são cortados pela linha imaginária do Equador e do Trópico de Capricórnio.

A fim de facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiu em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos. Os paralelos sempre na horizontal e os meridianos sempre na vertical.

A Linha do Equador é uma linha imaginária traçada no ponto exato de igual distância entre o extremo norte da Terra e o extremo sul, sendo, por isso, o principal paralelo terrestre, além de possuir, por definição, a latitude de 0º.

Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N);
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S);
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N);
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33'S).

A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional — isto é, ao sul da Linha do Equador - e totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.