Qual a maior cobra já registrada no mundo?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Enfim, a primeira da lista das maiores cobras do mundo é a anaconda-verde (Eunectes murinus). Ela cresce até um comprimento de 9 metros e pode pesar até 250 quilos.

Píton-reticulada (Python reticulatus)
A píton-reticulada é a cobra mais comprida do mundo. Atualmente, a maior cobra viva (que se conseguiu medir) é uma píton-reticulada chamada Medusa.

A cobra que detém o recorde atual de maior serpente do mundo é “Medusa”, que vive no estado do Missouri (EUA), uma píton de quase 7,7 metros de comprimento. O recorde foi registrado em 2011.

As anacondas são nativas da América do Sul, e encontram-se principalmente nas áreas ao leste dos Andes, como no Brasil, Colômbia, Venezuela, Equador e Bolívia.

Considerada a serpente mais venenosa do território brasileiro, a coral verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso, segundo o Instituto Butantan, especializado na produção do soro que combate o veneno do animal.

A Titanoboa se alimentava de enormes crocodilos e tartarugas que viveram no mesmo habitat. Acredita-se que seus inimigos naturais atacaram ovos e cobras mais jovens.

4. Extinção. A titanoboa é uma parente distante da jiboia e da anaconda, e foi extinta a quase tanto tempo quanto os dinossauros, tendo 5 milhões de anos de diferença entre o desaparecimento da cobra e o aparecimento do T-rex.

Os primeiros fósseis foram encontrados em 2009, por uma equipe internacional de cientistas, e agora estão no Museu de História Natural da Flórida (nos Estados Unidos).

Existem sim casos de sucuri , pitons, etc que já devoraram humanos e animais de grande porte como veados, garrote, etc.

Isso é cerca de 10 graus mais quente do que hoje em dia. Isso porque estamos falando de 60 milhões de anos atrás. No entanto, ainda não está totalmente claro o que levou à extinção dessa cobra. Mas a mudança de temperatura, provavelmente, teve um papel fundamental nisso.

A Ilha de Shedao, na China, possui uma das maiores concentrações de cobras venenosas do mundo.

Não existem cobras na Irlanda
Sim, essa é uma das curiosidades sobre a Irlanda mais incrível que o país possui! Diz a lenda que quem expulsou as cobras da Irlanda foi St. Patrick's. No entanto, a ausência desses animais é explicar pelo clima irlandês não ser favorável para que eles vivam e se reproduzam no país.

Existem mais de três mil espécies de cobras no planeta e elas são encontradas em todos os lugares, exceto na Antártida, Islândia, Irlanda, Groenlândia e Nova Zelândia.

A cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH), é conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus).

É venenosa? Com a sua fama, é muito comum imaginar que a jiboia é venenosa, mas a verdade é que não! Na biologia, sua dentição é chamada de “áglifa”, o que significa que ela não produz substâncias tóxicas, por isso, ao morder, não injeta veneno. Sendo assim, o animal não oferece riscos a seres humanos.

Em mais de 30 anos de pesquisa, nunca houve o registro de uma sucuri engolindo um ser humano. Existem histórias de ataques, mas nada que foi comprovado.

Surucucu: a cobra mais venenosa da América Latina - Portal Amazônia.

Cobra-da-morte (Acanthophis antarcticus) é uma espécie de serpente da ordem Squamata sub-ordem Ofídia, família Elapidae. É semelhante à víbora, possui cabeça longa e triangular, corpo grosso e 80cm de comprimento. É encontrada na Austrália em locais secos, e é considerada uma das mais venenosas do mundo.

A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.