Qual a maior população indígena do Estado de São Paulo?

Perguntado por: npaz . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Em termos de proporção da população indígena na população total dos municípios, o maior percentual foi encontrado no município de Uiramutã (RR), 88,1%.

Cidade de SP tem 38 etnias indígenas.

Ainda segundo o IBGE, São Paulo é o município com maior população indígena (população absoluta) no Brasil: 12.977 índios.

Aldeias estão espalhadas pelo litoral, interior e capital
Sendo assim, é válido afirmar que temos 31 aldeias espalhadas pelo litoral, interior e capital. Ao todo são 17 mil hectares de terras indígenas no estado e a maior fica na cidade litorânea de Mongaguá (Terra Aguapeú), com 4.372 hectares e homologada em 1998.

Os últimos dados oficiais, apontam para a presença de 21 mil indígenas na Grande São Paulo, com aldeias como a Tekoa Itakupe, no Jaraguá, na zona oeste, e o povo Guarani Mbya, em Parelheiros, na zona sul.

Raposa Serra do Sol - Como surgiu a maior reserva indígena em área contínua do mundo ( 04' 02" ) O dia 15 de abril de 2005 marcou a história dos 15 mil índios das tribos macuxi, wapichana, ingarikó e taurepang, localizadas em Roraima.

No Estado de São Paulo, são 38 as terras indígenas, sendo que 31 delas contam com algum tipo de reconhecimento pela Funai. Outras 7 terras indígenas no estado aguardam pelo início dos procedimentos de demarcação.

Yvy Porã compreende regiões de São Paulo, que abriga cerca de 3 mil índios Guarani. Parte deles está na menor reserva indígena do país: a Terra Indígena Jaraguá, na zona noroeste da capital, que conta com uma população de pouco mais de 700 pessoas e uma área menor do que dois campos de futebol.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de índios saltou de 294.135, em 91, para 701.462, em 2000 -um aumento de 138,5%. Apesar disso, os índios representam apenas 0,4% dos brasileiros. Em 91, esse número era ainda menor: 0,2%.

Os Krenák ou Borun constituem-se nos últimos Botocudos do Leste, nome atribuído pelos portugueses no final do século XVIII aos grupos que usavam botoques auriculares e labiais. São conhecidos também por Aimorés, nominação dada pelos Tupí, e por Grén ou Krén, sua auto-denominação.

De acordo com o IBGE, no Brasil são mais de 800 mil. São Gabriel da Cachoeira – AM é a Cidade brasileira com maior população indígena, de acordo com o censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As comunidades indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a Região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 305.873 mil - aproximadamente 37,4% do total. Na Região Norte, o estado com o maior número de indígenas é o Amazonas, representando 55% do total.

O município de São Gabriel da Cachoeira, no noroeste do Amazonas, é o município com maior número de indígenas: 29 mil. Já Uiramutã, em Roraima, é o município que tem maior percentual de indígenas: 88,1% da população.

A maior população nessas terras é do povo Guarani Mbya e Tupi Guarani (Ñandeva). Os Kaingang, juntamente com os Terena, Krenak, Fulni-ô e Atikum, ocupam três terras indígenas na região Oeste do estado. São 30 as terras indígenas no Estado de São Paulo que já contam com algum tipo de reconhecimento por parte do governo.

Mesmo em uma das maiores cidades do mundo, a vida dos índios paulistanos pode ser bem parecida com a de indígenas de tribos no interior do País. Na aldeia Guarani Tenondê Porã, em Parelheiros, vivem cerca de 1,2 mil guaranis, apenas 70 quilômetros da Praça da Sé.

Em Osasco existem as etnias Pankararé, Pankararú, Atkum, Xucurú-Kariri, Xacriabá, Wassu Cocal e Guarani.

Survival International localizou uma indígena brasileira, que pode ser a pessoa mais velha do mundo, enquanto ela se prepara para comemorar seu aniversário de 121 anos. Dona Maria Lucimar Pereira é da tribo Kaxinawá, e vive no oeste da Amazônia brasileira.

A tribo indígena Dessana Tukana habitava, em sua origem, uma aldeia na fronteira entre a Venezuela, Colômbia e o nosso Brasil. Ainda nos dias de hoje, a maioria dos integrantes da aldeia não vivem no espaço visitado mas em uma área mais adentro da floresta.

Na capital, Guarani, Pankararé e Pankararu são as mais representativas.

Além da caça, pesca e coleta de frutos e sementes, as comunidades também realizam plantios, por meio das roças tradicionais e coletivas, bem como o plantio de árvores frutíferas, que além de garantir a base da sua alimentação, também preservam uma infinidade de sementes tradicionais e crioulas.

O Parque Indígena do Xingu, anteriormente Parque Nacional Indígena do Xingu, é uma terra indígena brasileira, considerada a maior e uma das mais famosas reservas do gênero no mundo. 2 642 003 ha.